Cabeça-de-lista do PSD defende melhoria na oferta de transportes públicos no Algarve

Candidato defende «a criação de um corredor de transportes coletivos movidos a energias limpas».

O PSD anunciou, em nota de imprensa, que «apostar numa verdadeira rede de transportes públicos que possa promover a mobilidade da população, no Algarve, cada vez mais dependente do automóvel próprio».

Uma das propostas que Luís Gomes, cabeça-de-lista pelo círculo de Faro às próximas legislativas, quer ver implementada de forma urgente é «a criação de um corredor de transportes coletivos movidos a energias limpas».

Num primeiro momento, defende, «a ligação deverá ser estabelecida entre Faro, Olhão e Loulé, com eventual ligação a São Brás de Alportel».

Mas «a conexão do Aeroporto Internacional de Faro a esta rede é, também, fundamental para a região e para o país, já que esta estrutura, que em 2019, movimentou perto de 9 milhões de passageiros, continua a ser das poucas, em toda a Europa, sem uma rede integrada de transportes públicos. Num segundo momento, deverá ser promovida a expansão desta rede a todo o Algarve».

«Os últimos anos deixaram o Algarve cada vez mais afastado da evolução que se verifica na rede de transportes públicos. Hoje em dia, um cidadão que queira movimentar-se na região ou tem viatura própria ou terá grandes dificuldades em fazer a sua vida de forma normal e sem constrangimentos. Esta é uma realidade que o PSD Algarve mudar na próxima legislatura. Não podemos continuar a depender do automóvel próprio, não só porque representa custos demasiado elevados para a população, mas também pelo impacto que tem no ambiente», afirma Luís Gomes.

Apostar numa rede de transportes públicos passa, também, pela eletrificação da Linha Ferroviária do Algarve (obra já em curso), «dotando-a de material circulante adequado, e pela coordenação dos serviços de autocarros de cariz municipal, que estão atualmente em operação na região, tornando o sistema ambientalmente mais sustentável», salienta o candidato social-democrata.

 
 



Comentários

pub