Cabeça de lista do BE pelo Algarve pede investimento urgente em mais lares e creches gratuitos

Durante uma visita ao Lar de Idosos de Alvor

José Gusmão, cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo Algarve nas legislativas, defendeu o «desenvolvimento urgente de uma rede pública de lares e creches gratuitos», durante uma visita que realizou ao Lar e Centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Alvor.

Na passagem por esta instituição do concelho de Portimão, durante a qual também esteve na creche da Santa Casa, o provedor Mário de Freitas «referiu a falta de profissionais qualificados e da necessidade de uma relação mais construtiva com a Segurança Social», segundo o Bloco de Esquerda.

«Também ao nível das creches, as respostas existentes são manifestamente insuficientes. O provedor Mário de Freitas deu conta à delegação do Bloco de Esquerda de uma lista de espera superior a 200 crianças», acrescentou.

Para José Gusmão, «a pandemia e as medidas restritivas tornaram ainda mais evidentes as enormes carências ao nível de equipamentos e meios humanos qualificados para o apoio aos idosos, seja na vertente dos lares, seja no apoio à vida independente».

O candidato bloquista considera, por outro lado, que «não vale a pena lamentar a baixa taxa de natalidade quando se insiste manter uma carência tão grave ao nível das creches e pré-escolar».

O cabeça de lista bloquista pelo Algarve afirmou ainda que «os equipamentos sociais de apoio no princípio ou no fim da vida são uma condição determinante de igualdade e justiça social. Este pilar do Estado social, que continua por construir, pode ser uma enorme fonte de criação de emprego e um fator de coesão social e territorial».

 

 



Comentários

pub