Cabeça de lista da IL diz que código postal «não deve ser fator decisivo na escolha da escola»

IL defende que «devem ser os pais e os alunos a escolher a sua escola»

Cláudia Vasconcelos, cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo Algarve nas Legislativas deste domingo, simulou as viagens que um aluno que more em Tunes ou Armação de Pêra tem de fazer para chegar à Escola Secundária de Silves, a única do concelho, e concluiu que código postal «não deve ser fator decisivo na escolha da escola». 

O exercício aconteceu na passada segunda-feira, dia 24 de Janeiro.

Partindo da porta da Escola Secundária de Silves, os candidatos da IL dividiram-se em dois grupos. Um rumou a Tunes e o outro a Armação de Pêra. As viagens, ambas com cerca de 20 quilómetros, demoraram entre 25 e 30 minutos.

Chegados ao centro de Tunes e de Armação de Pêra, «as mesmas equipas rumaram à porta da Escola Secundária de Albufeira, percorrendo cerca de 13 quilómetros que demoraram 14 minutos, sem recurso à autoestrada», conta a IL.

Com esta ação, os liberais quiseram «demonstrar a importância da opção de escolha da escola por parte de pais e alunos».

«Seja pela proximidade, seja pela qualidade que lhe reconhecem, seja por uma questão de corpo docente ou por preferência em determinada forma de encarar o processo educativo», a IL defende que «devem ser os pais e os alunos a escolher a sua escola: não deve nunca um código postal influenciar essa escolha».

«O desconhecimento da região e a falta de coordenação e de abertura dos órgãos decisores a nível nacional na abertura de opções de escolha da escola, leva a que alunos do ensino secundário do concelho de Silves sejam forçados a escolher a única escola secundária do seu concelho, que fica ao dobro da distância e de tempo da escola secundária do concelho vizinho», conclui.

 



Comentários

pub