Bloco de Esquerda quer garantia de apoios para salvar o lince ibérico

Partido teve reunião online com o ICNF

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou esta quarta-feira, dia 5 de Janeiro, que «quer garantias de apoios para salvar o lince ibérico» e manifestou, numa reunião online com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o seu apoio ao trabalho que está a ser realizado pelo Centro Nacional de Reprodução.

Este projeto, central para a biodiversidade ambiental, constitui «um património único e de valor incomensurável para a região algarvia», diz o BE.

Para que este projeto possa alcançar o objetivo de retirar o lince ibérico da lista de espécies ameaçadas, «é imperativo assegurar o seu financiamento até 2035, entre linhas nacionais e comunitárias».

A reunião serviu «para saber de que forma o projeto está a responder às necessidades, qual o impacto dos fogos na zona em que se situa a reserva de Silves e que medidas foram e serão necessárias para mitigar os efeitos dos incêndios e das alterações climáticas no projeto de reintrodução da espécie no habitat natural», explica o partido.

 

 

O lince ibérico «foi considerado a espécie felina mais ameaçada do mundo e foi estabelecida a necessidade de intervenção para se evitar a sua extinção». Foi construído o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CRNLI), com objetivo de «obter um número de animais suficiente para ajudar a restabelecer a espécie na natureza e combater a sua extinção».

No CNRLI, desde 2009 até hoje, já nasceram mais de 120 animais, com taxas de reinserção e reprodução na natureza bastante elevadas.

 



Comentários

pub