Bloco de Esquerda é contra construção da “lixeira” dos Matos da Picota

Cabeça de lista dos bloquistas esteve reunido com a recém-criada Associação de Moradores e Amigos da Picota de Loulé

José Gusmão, cabeça de lista do Bloco de Esquerda, manifestou-se este domingo, 23 de Janeiro, contra a construção do Centro de Tratamento de Resíduos, nos Matos da Picota (Loulé). 

O candidato esteve reunido com a recém-criada Associação de Moradores e Amigos da Picota de Loulé, onde se pronunciou contra o processo.

Em nota de imprensa, o BE fala da «forma como a empresa, na sua candidatura, apresentou uma capacidade de 49 toneladas ligeiramente abaixo do limite mínimo legal para a obrigatoriedade de uma Avaliação de Impacto Ambiental (50 toneladas), numa descarada tentativa de contornar a consideração dos elevados riscos ambientais envolvidos».

Por outro lado, defendem os bloquistas, «não houve, nem por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, nem por parte da tutela, o mais pequeno esforço de envolvimento da comunidade local, nem ao nível da informação, nem ao nível da participação, tendo todo o processo sido conduzido no mais absoluto secretismo».

«Foi apenas graças à Associação de Moradores que o processo se tornou conhecido e foi pela intervenção do deputado municipal do Bloco de Esquerda Carlos Martins que a matéria foi levada a Assembleia Municipal, que se pronunciou por unanimidade a favor da suspensão do PDM, com o objetivo de travar o processo», acrescenta.

José Gusmão defendeu que os «impactos destes negócios, porque é disso que se trata, têm de ser justamente distribuídos pelo país, com garantias ambientais e sociais que o projeto em causa não tem condições para assegurar naquela localização».

 



Comentários

pub