Bloco de Esquerda defende programa de habitação pública e a urgência da regionalização

Sandra Costa, candidata nº3 da lista pelo círculo do Algarve, lembrou que a região tem as rendas mais caras do país, a seguir a Lisboa, e as remunerações médias mensais mais baixas

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

O Bloco de Esquerda (BE) dedicou um dia da campanha eleitoral, esta segunda-feira, dia 24 de Janeiro, ao problema da habitação e exigiu «um programa de habitação pública que pressione para a redução das rendas de mercado».

Segundo o BE, Sandra da Costa, candidata nº 3 da lista pelo círculo do Algarve lembrou que a região «tem as rendas mais caras do país, a seguir a Lisboa, e as remunerações médias mensais mais baixas».

A candidata do BE chamou a atenção para o facto «destas rendas inviabilizarem a permanência de muitos jovens no Algarve e impedirem a atração de médicos, enfermeiro, professores e outros profissionais qualificados».

«A especulação e os apetites imobiliários sobrepõem-se aos planos de ordenamento do território, degradam o ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos, prevalecendo assim os interesses privados sobre o interesse público», explica a candidata.

Segundo os bloquistas, «é o que se passa na Fuzeta, onde se constroem apartamentos de luxo na zona protegida da Ria Formosa e se ocupa o espaço público, com a conivência dos poderes políticos».

A criação da Região Administrativa do Algarve «constituirá uma alavanca fundamental para a defesa e valorização da região, impedindo os diversos atropelos ao ambiente e ordenamento do território».

João Vasconcelos, atual deputado e mandatário da candidatura, recordou que «a criação das Regiões Administrativas encontra-se plasmada na Constituição desde 1976 e que o Bloco sempre a defendeu».

Um dos compromissos dos bloquistas é a criação da Região Administrativa do Algarve na próxima legislatura, «fundamental para responder a problemas como a habitação, transportes, serviços públicos, desenvolvimento económico ou ambiente», conclui.

 



Comentários

pub