Artesanato feito com materiais naturais é tema de exposição na antiga escola de Santa Rita

Exposição poderá ser visitada até às 18 de Fevereiro

A exposição “Práticas Situadas – Utilidades e perspectivas artesanais” vai abrir ao público esta terça-feira, dia 11 de Janeiro, na Antiga Escola Primária de Santa Rita, em Vila Nova de Cacela, podendo ser visitada até 18 de Fevereiro, numa iniciativa do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIP Cacela).

Apresentam-se, nesta exposição, «propostas concebidas com cinco materiais naturais, desenvolvidas em diferentes territórios do país», havendo espaço para «uma série de curtos filmes que vão oferecer uma perspetiva única e crítica da visão individual dos artesãos sobre a sua arte, da sua filosofia de trabalho e de vida», diz o CIIP Cacela.

As propostas «foram elaboradas ao longo do seu primeiro ano de existência da plataforma “Origem Comum”, tendo contado com a colaboração de vários artesãos e, em conjunto, foram revisitadas técnicas, formas e modelos ancestrais».

Aplicando e repensando o conhecimento vernacular de um saber-fazer próprio de cada lugar, desta colaboração resultou uma coleção de objetos utilitários simples, destinados ao quotidiano contemporâneo.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.



Comentários

pub