Alvor assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas com limpeza do areal e passeio na ria

Efeméride assinala-se a 2 de Fevereiro

Foto: Filipe da Palma | Câmara Municipal de Portimão

Alvor vai voltar a assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se celebra esta quarta-feira, 2 de Fevereiro, com várias iniciativas, entre elas a remoção de chorão-das-praias, uma limpeza do areal e um passeio na Ria de Alvor.

A acontecer desde 2017, o Agrupamento de Escolas da Bemposta vai assinalar a efeméride com a remoção do chorão-das-praias nas dunas da Ria de Alvor por parte de duas turmas da EB 2,3 Francisco Sobral, da Mexilhoeira Grande, no dia 2 de Fevereiro, e três turmas da EB 2,3 da Bemposta, no dia 11.

O chorão-das-praias (carpobrotus edulis) é «uma planta exótica com comportamento invasor e infestante, constituindo uma das principais ameaças ambientais associadas à degradação de habitats», diz a autarquia de Portimão.

Em 2022, a data é também assinalada pela Associação Teia d’ Impulsos que efetuará uma limpeza ao areal, no porto de pesca de Alvor, com duas turmas da EB 2,3 Júdice Fialho, no dia 2 de Fevereiro, e com duas turmas da EB 2,3 Nuno Mergulhão, no dia 4.

Já no dia 5 de Fevereiro, A Rocha, organização ligada à conservação ambiental, vai promover um passeio na Ria de Alvor, com o apoio da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

A participação é gratuita (limitada a 20 pessoas), mas com inscrição obrigatória até ao dia 4, através dos contactos de email [email protected] ou [email protected].

Este passeio guiado terá início às 9h00, com ponto de encontro na estação de caminhos de ferro da Mexilhoeira Grande.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas assinala a «data em que foi acordado, a 2 de Fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, o tratado relativo à conservação e uso racional das zonas húmidas de importância internacional, particularmente como habitat de aves aquáticas».

«Em 1996, no âmbito deste tratado, a Ria de Alvor foi designada pelo Governo português como sítio Ramsar, constituindo uma das 31 zonas húmidas com este estatuto em Portugal», conclui a autarquia de Portimão.

 

Fotos: Filipe da Palma | Câmara Municipal de Portimão



Comentários

pub