Albufeira assinala Dia dos Namorados com simpósio sobre “A Sexualidade na Deficiência”

Iniciativa decorrerá online, no dia 14 de Fevereiro, às 9h30, através da plataforma Zoom

O município de Albufeira, através do Espaço Integrar, vai promover no próximo dia 14 de Fevereiro às 09h30, através da plataforma Zoom, o segundo simpósio sobre “A Sexualidade na Deficiência”, este ano dedicado aos Afetos na Pandemia. 

Segundo a autarquia albufeirense, «muitos mitos e preconceitos ainda pairam sobre a sexualidade de pessoas com deficiência, mas felizmente estas crenças começam a mudar paulatinamente. Um dos mitos mais comuns é considerar que as pessoas com deficiência são assexuadas».

Com o objetivo de «desmistificar os referidos mitos, transmitir conhecimentos e partilhar experiências que visam chamar a atenção de todas as pessoas para a problemática da sexualidade na deficiência», o município de Albufeira reuniu, em 2020, na Biblioteca Lídia Jorge, vários especialistas na área da sexualidade e psicologia, entidades que trabalham na área e diversos jovens que transmitiram o seu testemunho na primeira pessoa.

Dois anos depois, o município regressa ao tema, desta feita com o objetivo muito concreto de «analisar como as relações, os namoros e os afetos da população deficiente foram afetados durante a pandemia».

Para o efeito, a segunda edição do simpósio, intitulado “A Sexualidade na Deficiência – Afetos durante a Pandemia” irá decorrer em modo online, ficando a sessão de abertura a cargo da vereadora de Ação Social  Cláudia Guedelha, e a apresentação do seminário a cargo da técnica da autarquia Solange Azevedo.

Está prevista a primeira intervenção pelo grupo de autorepresentantes (SPA) da AAPCDAM – Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, às 10h00, que, à semelhança do que aconteceu em 2020, vem apresentar relatos verídicos de casais com deficiência, mas agora contando como lidaram com a separação provocada pela pandemia e as suas reações à falta de afetos.

Seguem-se as intervenções da diretora do Lar São Vicente da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Suzete Ruivo (às 10h50), e do grupo do Fórum Sócio – Ocupacional da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve (às 11h40), que irão dar a conhecer as mudanças implementadas pelas respetivas instituições no sentido de se adaptarem aos novos tempos, bem como o trabalho diário desenvolvido com os utentes na área dos afetos.

Após cada intervenção, está contemplado «um período destinado à intervenção do público, onde são bem vindos todos os contributos, para que juntos possamos refletir sobre o tema e encontrar as melhores soluções para a saúde sexual de quem tem condicionantes físicas e psicológicas», realça a autarquia.

Para mais informações e inscrições, os interessados poderão contactar o Parque Lúdico, das 9h00 às 15h30, de segunda a sexta-feira, através dos contactos telefónicos 289 246 908 | 289 599 684 ou do e-mail [email protected].

 



Comentários

pub