Albufeira acolhe curso de formação de nadadores salvadores em Fevereiro e Março

Inscrições estão abertas

Imagem de Arquivo

Estão abertas até ao dia 28 de Janeiro as inscrições para o curso de formação de nadadores-salvadores que vai decorrer em Albufeira entre os dias 1 de Fevereiro e 16 de Março.

O curso, promovido pela Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), é composto por 31 sessões num total de 150 horas, de segunda-feira a sábado ( carga mínima diária 5 horas). O exame final «será realizado em horário laboral», em data a determinar pelo Instituto de Socorros a Náufragos.

No final, os que terminarem o curso com nota positiva terão direito a uma certificação conferida por esta entidade.

«A formação é válida em todo o país, para desempenho das funções de nadador salvador, em qualquer praia/ piscina, por um período de 3 anos, de acordo com a legislação aplicável», segundo a ANSA.

Os candidatos serão sujeitos a uma prova de admissão, onde terão de «correr 2400 metros no tempo máximo de 14 minutos», «nadar 100 metros livres, no tempo máximo de 1h50 minutos», «natação subaquática (apneia) no tempo mínimo de 20 segundos», «nadar 25 metros em decúbito dorsal (costas), só com batimento de pernas» e «apanhar dois pesos a uma profundidade mínima de 2 metros».

Para poder aceder a esta prova, os candidatos têm de preencher requisitos mínimos, desde logo a idade, uma vez que os formandos tem de ter, no mínimo, 18 anos, à data de início do curso.

Também é exigida a escolaridade obrigatória, bem como «prova das atividades profissionais desenvolvidas e outros elementos relevantes para a avaliação da sua capacidade para a frequência do curso».

Os candidatos devem, igualmente, «possuir robustez física e perfil psíquico para a atividade de nadador salvador», comprovada por atestado médico próprio para o efeito.

A frequência do curso tem um custo total de 200 euros, 40 dos quais destinados ao exame de admissão e 160 da taxa de inscrição. Este valor inclui o seguro, o manual de nadador salvador e uma máscara de reanimação.

A inscrição pode ser feita através do site da Escola de Formação de Nadador-Salvador Profissional FEPONS, que ministrará o curso.

Mais informações podem ser obtidas através dos emails [email protected] e [email protected].

 

 



Comentários

pub