55 mil pessoas caminharam pela Grande Rota do Guadiana em 2021

Esta Grande Rota tem cerca de 165 quilómetros

A Grande Rota do Guadiana, que se estende por Vila Real de Santo António, Castro Marim, Alcoutim e Mértola, recebeu, em 2021, 55.539 passagens de caminhantes.

«Os dados foram aferidos através de um sistema avançado de monitorização na Grande Rota do Guadiana (GR15) que permite a contabilização do número real de utilizadores», explica a Odiana.

Fornece ainda informação útil sobre a carga de utilização dos troços, permitindo minimizar o impacto no meio envolvente e garantindo a sustentabilidade dos recursos.

Segundo a associação Odiana, o «elevado número de passagens pedestres vem a confirmar a aposta no turismo de natureza, nomeadamente na promoção do pedestrianismo e no apetrecho de estruturas pedestres, bem como nos sistemas de contagem que permitem o acesso aos dados estatísticos, mas sobretudo avaliar o impacto deste recurso, de forma a delinear estratégias futuras no desenvolvimento do Baixo Guadiana».

Esta Grande Rota tem cerca de 165 quilómetros, percorrendo os concelhos de Vila Real de Santo, Castro Marim e Alcoutim, no Algarve, sob a tutela da Odiana, e estende-se até ao Alentejo, ao concelho de Mértola (sob a tutela do Município de Mértola).

Para saber mais, clique aqui.

 



Comentários

pub