Ventos de cultura do Bezaranha terminam o seu sopro em Aljezur

“Por Entre Saberes e Sabores Vicentinos” vai decorrer esta quinta-feira, 23 de Dezembro

A iniciativa “Por Entre Saberes e Sabores Vicentinos”, que vai decorrer esta quinta-feira, dia 23 de Dezembro, em Aljezur, marca o fim do programa Bezaranha que, com os seus «ventos que vêm por bem», levou cultura aos municípios algarvios.

Este evento terá destaque para a confeção da tradicional Couvada de Aljezur, que antigamente era degustada nas mesas do concelho durante a quadra festiva. A acompanhar esta confeção estará a acordeonista Rita Melo.

O evento será gravado e passado posteriormente no Facebook do Bezaranha e do Município de Aljezur.

Ao abrigo do Bezaranha, foram realizadas, entre Abril e Dezembro, um total de 180 iniciativas e mais de 20 itinerâncias entre municípios, tendo permitido, feitas as contas, apoiar 700 profissionais da área da Cultura e conseguiu chegar a milhares de pessoas presencialmente e online.

Segundo o Bezaranha, o projeto contou com «uma programação que incluiu um conjunto de iniciativas e eventos culturais que chegaram a todos os concelhos algarvios. Essa abrangência territorial permitiu apoiar os artistas locais, cumprindo, assim, um dos principais objetivos da iniciativa. Foi um vendaval que trouxe ânimo ao setor cultural da região».

Esta foi a primeira vez que um modelo de programação cultural em rede juntou a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), os 16 municípios e a Direção Regional de Cultura.

Para além do apoio aos artistas locais, a construção da programação assentou em pilares como «potenciar o património natural e edificado (monumentos, locais históricos e emblemáticos) do Algarve, realizar pelo menos 60% dos eventos ao ar livre e concretizar itinerâncias entre municípios», explica o Bezaranha.

O presidente da AMAL António Pina considera que «este foi na realidade um primeiro passo e um passo importante nesta área». A pensar no futuro, deseja também «que o próximo Programa Operacional traga mais recursos para podermos continuar a apoiar o setor cultural da nossa região».

O projeto Algarve – Programação Cultural em Rede resultou de uma candidatura que a AMAL submeteu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020), aprovada a 30 de Dezembro do ano passado.

O investimento total do projeto foi de 800 mil euros, financiado pelo PO CRESC Algarve 2020 e pelo FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.



Comentários

pub