Utentes do Centro de Saúde de Almancil exigem mais médicos e consultas

Vai ser promovido um abaixo-assinado

Dezenas de utentes do Centro de Saúde de Almancil estiveram concentrados, na manhã deste sábado, dia 11, frente àquela Extensão de Saúde, para exigir a melhoria do acesso aos cuidados de saúde para a população desta freguesia.

Em causa está a enorme dificuldade dos utentes desta Extensão de Saúde em aceder a uma consulta e aos tratamentos de que necessitam.

No protesto, ouviram-se vários relatos que comprovam a crescente dificuldade em aceder a uma consulta, «havendo situações em que a espera se prolonga no tempo meses e meses sem qualquer resposta», salienta a Comissão de Utentes.

Nessas intervenções, além do seu descontentamento com a situação, os utentes manifestaram também «o seu apoio à iniciativa e a disponibilidade para dar o seu contributo para ajudar a dar força a esta justa luta pelo direito de todos a cuidados de saúde de qualidade, conforme consagra o artigo 64º da Constituição da República Portuguesa».

Além de um pedido de reunião à direção do Centro de Saúde, para analisar a situação e os problemas com o acesso aos cuidados de saúde com que a população de Almancil se depara, também foi decido realizar um abaixo-assinado dirigido à Administração Regional de Saúde do Algarve e ao ACES Central – Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve Central.

Esta ação partiu da iniciativa da Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e contou com o apoio e participação do MUSP – Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos, que saudou a iniciativa, dando conta de que, um pouco por todo o país e também durante esta semana, ocorreram diversas iniciativas visando a defesa do SNS.

 



Comentários

pub