Trabalhos vencedores da Corrida Fotográfica já podem ser vistos no Museu de Portimão

Abriu também exposição de pintura e desenho de António do Carmo

O tema genérico foi a Esperança e foi isso que a centena de fotógrafos de todo o país e várias nacionalidades tentou exprimir nas imagens a concurso na 21ª edição da Corrida Fotográfica de Portimão, cujos vencedores foram anunciados esta sexta-feira, dia 10, numa cerimónia no Museu de Portimão.

Os grandes vencedores desta edição foram Alexandre Tarabini Castellani (1º prémio), António Alves Tedim (2º), José Silva Oliveira (3º), Elsa Martins (4º) e Luís Reininho (5º).

Matilde Gonçalves voltou a ganhar o Prémio Jovem, enquanto o “Prémio Especial do Júri” foi atribuído a Fernando Vajá.

Foram ainda galardoados os vencedores da melhor foto em cada um dos quatro temas: Fábio Ventura (Finalmente Aqui), Francisco Martins (Saudades deste Momento), Pedro Inácio (Vejo cores, muitas cores) e Luís Vieira Cabrita (Felicidade é isto).

Entre as curiosidades dos vencedores, pode citar-se o caso do magistrado Francisco Martins, que é talvez um dos mais premiados concorrentes desta Corrida Fotográfica, ou o prémio ganho por Pedro Inácio, conservador do Museu da Água da EPAL.

Os quatro temas «estimularam o olhar atento e criativo dos participantes, num período de tão difícil e de forte constrangimento social, pelo que esta iniciativa do Museu de Portimão também se assumiu como um importante contributo visual na recolha de testemunhos de um momento singular da história, para memória futura».

Este ano, tendo como mote a “Esperança”, a iniciativa procurou manter «tal como em 2020, a recolha de testemunhos fotográficos para memória futura, representativos do impacto do Covid-19 nas formas e soluções encontradas pelas diferentes comunidades, no seu reencontro com a “esperança” de um desejável regresso à normalidade pós-pandemia».

A Corrida Fotográfica de 2021 foi, por isso, aberta à participação à distância, via eletrónica, de fotógrafos de qualquer ponto do país. No total, houve 112 inscritos que enviaram as suas imagens.

Os melhores trabalhos, além de ficaram expostos, até 24 de Abril do próximo ano, no Museu de Portimão podem também ser vistos online.

 

Mas a sexta-feira ao fim da tarde marcou ainda a abertura de outra exposição naquele espaço museológico: a mostra “As Cores da Viagem”, de pintura e desenho de António Carmo. A abertura da exposição foi feita pelo próprio artista, que levou os visitantes a conhecer as suas obras.

A mostra “As Cores da Viagem” ficará patente até 13 de Março do próximo ano.

As duas exposições podem ser visitadas à terça-feira, das 14h30 às 18h00, e ainda de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. O Museu de POrtimão encerra à segunda-feira e na manhã de terça.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub