Terrenos da antiga Litografia dão lugar a habitação a custos controlados em Olhão

Segunda fase da habitação a custos controlados dá mais um passo

O Município de Olhão formalizou esta sexta-feira a compra dos terrenos da antiga Litografia, na Avenida Sporting Clube Olhanense, por 3,18 milhões de euros, para dar lugar à segunda fase da construção de habitação a custos controlados no concelho.

O ato, outorgado pela empresa municipal Fesnima e a Caixa Económica Montepio Geral, permite, segundo a autarquia, «avançar com o processo de construção de habitação a custos controlados e arrendamento acessível, um dos principais objetivos deste executivo».

António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal e do Conselho de Administração da Fesnima, salientou que esta operação vai “permitir o acesso mais justo e equilibrado por parte dos munícipes à habitação”.

Esta segunda fase, que trará nova vida ao lote de terreno de dimensões consideráveis conhecido por antiga Litografia, contempla a construção de 288 fogos de habitação e 30 espaços comerciais, num total de 36 mil metros quadrados de construção acima da soleira dos edifícios e 15 mil metros quadrados de caves destinadas a estacionamento e arrecadações.

No que diz respeito a arruamentos, estacionamento de superfície e zonas verdes, elas ocuparão cerca de 10 mil metros quadrados.

O projeto vem juntar-se à primeira fase de construção de habitação a custos controlados, situada na Rua António Henrique Cabrita, na Freguesia de Quelfes, onde avança a bom ritmo a criação de 54 fogos.

“Um dos principais requisitos para um concelho dinâmico e próspero é a existência de condições para a fixação da população, sobretudo os mais jovens”, referiu, no final da cerimónia, António Miguel Pina, acrescentando que “com este investimento, estamos a criar essas condições, proporcionando a todos a possibilidade de adquirirem a sua habitação a custos razoáveis, e que caibam dentro dos orçamentos das famílias”.

 

 



Comentários

pub