Tempo vai mudar em Portugal Continental para a semana do Natal

Vem aí precipitação, trovoada e nevoeiro, por isso muito cuidado nas deslocações de carro

Chuva, por vezes forte, neve na Serra da Estrela, nevoeiro, trovoada, noites frias, mas temperaturas diurnas amenas para a época. Esta é, em resumo, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a semana do Natal.

Segundo o IPMA, «a partir da tarde do próximo domingo, 19 de dezembro, o estado do tempo vai alterar-se no Continente devido à aproximação de uma depressão com expressão em altitude, após um período de tempo seco, noites frias e ocorrência de nevoeiros, por vezes persistentes, no Nordeste Transmontano e Beira Alta».

A próxima semana «será em geral caracterizada pela ocorrência de precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada».

A chuva «será por vezes forte em diversos períodos ao longo da semana, em especial na terça-feira, dia 21». O IPMA acrescenta que há «neste momento uma probabilidade elevada [de chuva] também para os dias de consoada e de Natal».

Entre 23 e 26 de dezembro, há igualmente «a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela».

O vento será do quadrante sul, temporariamente forte no litoral e terras altas, com rajadas até 65 km/h e 80 km/h, respetivamente, nos dias 20 e 21.

Entre os dias 20 e 26 de dezembro, a temperatura do ar «apresentará em geral valores amenos, 1 a 3 °C acima dos valores normais para a época do ano, com a temperatura máxima a variar entre 8 a 18 °C e a temperatura mínima a variar entre 6 a 16 °C, exceto no interior Norte e Centro no dia 20, onde varia ainda entre 0 e 8 °C», conclui a previsão do IPMA.

São, afinal de contas, condições meteorológicas normais para a época. É que, às 16 horas do dia 21 de Dezembro, dá-se o Solstício de Inverno, marcando a entrada na estação mais fria do ano.

 



Comentários

pub