Teletrabalho obrigatório e encerramento de creches, ATL, bares e discotecas a partir de dia 25

Novas medidas anunciadas antes do período das Festas

Foto: Alexandros Michailidis/Shutterstock

O teletrabalho vai ser obrigatório e as creches, ATL, bares e discotecas vão ter de fechar a partir das 00h00 de dia 25, acaba de anunciar o primeiro-ministro. Também passa a ser obrigatório teste negativo para entrar em  hotéis, casamentos, batizados e grandes eventos, entre outros.

Na sequência do Conselho de Ministros extraordinário de hoje, terça-feira, dia 21 de Dezembro, António Costa anunciou as novas medidas para fazer face à perspetiva de um aumento exponencial de casos, devido à variante Ómicron.

No fundo, foi antecipada a semana de contenção que havia sido anunciada a 25 de Novembro, marcada para os primeiros dias de Janeiro.

Também foi anunciada por António Costa a redução de lotação de pessoas nas lojas, passando a ser limitada a permanência a uma pessoa por cada 5 metros quadrados, bem como proibidos ajuntamentos de mais de 10 pessoas na passagem de ano, na via pública, e o consumo de bebidas alcoólicas na rua.

Ainda no que toca à obrigatoriedade de apresentação de teste negativo, estende-se «a todos os espetáculos culturais e todos os recintos desportivos», bem como para entrar em restaurantes, casinos e festas de Ano Novo.

O Governo também decidiu aumentar o número mensal de teste à Covid-19 comparticipados pelo Estado de quatro para seis.

A decisão de avançar com estas medidas foi tomada «depois de falar com o Presidente da República e consultar os partidos com assento parlamentar, por telefone».

Todas estas medidas estender-se-ão, pelo menos, até 10 de Janeiro.

António Costa apelou ainda à contenção da população nas Festas e para que se evitem grandes ajuntamentos, uma vez que este «ainda não será o Natal normal que todos desejamos».

Sempre que possível, as pessoas devem «arejar a casa e ter as janelas abertas. É uma noite fria, mas o arejamento de espaços fechados é da maior importância para evitar a concentração de vírus e reduzir o risco de contaminação».

O uso de máscara sempre que possível, mesmo dentro de casa, nos convívios de Natal, bem como a testagem antes da consoada e do almoço de Natal são outras recomendações do primeiro-ministro.

 

Ponto da situação e novas medidas:

 

 

 



Comentários

pub