São Brás de Alportel recebe Taça de Portugal de Obediência Desportiva

Esta é a primeira edição desta competição realizada no Sul do país

São Brás de Alportel recebe a Taça de Portugal de Obediência Desportiva, a primeira edição desta competição realizada no Sul do país, na manhã deste sábado, 11 de Dezembro, às 9h30, no Campo de Futebol Municipal. Esta é uma iniciativa organizada pela subcomissão desta modalidade do Clube Português de Canicultura, com o apoio do município.

A obediência é uma «atividade desportiva e educacional dirigida a ensinar os cães a agir de forma cooperante e controlada» e tem o objetivo de «promover o bom relacionamento entre o cão e o condutor, de forma a alcançar o perfeito entendimento entre ambos», diz a autarquia de São Brás de Alportel.

Esta modalidade rege-se pelo regulamento elaborado pelo FCI – Fédération Cynologique Internationale, onde se estabelecem as diretrizes das Classes Internacionais 1, 2 e 3, sendo a Classe 1 e 2 de transição para alcançar a Classe 3. Em cada prova, o binómio, condutor/cão, irá executar o máximo de 10 exercícios de obediência (sem trela).

A Taça de Portugal é «a derradeira prova do campeonato nacional de Obediência Desportiva 2020/2021, na qual serão consagrados os três melhores binómios de Classe 1, 2 e os campeões nacionais de Classe 3».

A prestação dos concorrentes das três classes «será julgada pelo reputado juiz internacional Ton Hoffmann, também ele membro da Comissão de Obediência do FCI», explica o município são-brasense.

Ainda no âmbito desta iniciativa, no dia seguinte, 12, às 9h00, o juiz internacional, de nacionalidade holandesa, vai orientar uma sessão de esclarecimento sobre o novo Regulamento de Obediência Desportiva, que irá vigorar a partir de Janeiro do próximo ano.

A sessão vai decorrer no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

 



Comentários

pub