Projetos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão ensinam alunos a ser empreendedores

Junior Achivement Portugal é parceira destas iniciativas

Estimular e desenvolver nos alunos competências nas áreas do empreendedorismo e da inovação. Este são os objetivos de dois projetos que a Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portimão está a desenvolver. 

“A Empresa” e “Start Up Programme” são os dois projetos que os alunos de quatro turmas estão a desenvolver.

O projeto A Empresa é dinamizado no âmbito da disciplina de Plano de Negócio na Hotelaria e Restauração, pelos alunos do nível 4, tendo como objetivo a construção de uma miniempresa.

«Através de um brainstorming inicial os alunos procuraram ideias de negócio para posteriormente desenvolverem o seu produto, ou serviço, e o respetivo plano de negócios para a miniempresa. O desenvolvimento do processo é acompanhado pelo formador da disciplina e por um voluntário da Junior Achivement (JA) Portugal», diz a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

Quanto ao “Start Up Programme” é desenvolvido no âmbito das disciplinas de Intraempreendedorismo e Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo, pelos alunos do nível 5. Este programa destina-se a alunos com idades entre os 18 e os 30 anos e pretende que se idealize e desenvolva uma ideia de negócio com o acompanhamento de um mentor da JA Portugal.

Neste programa, «os alunos aprendem a implementar e a analisar um estudo de mercado, a trabalharem em conjunto para elaborarem um plano de negócios, a desenvolverem e promoverem um produto, ou serviço, e a gerirem as finanças de uma empresa».

«Posteriormente, caso os seus projetos sejam selecionados, irão competir com outras equipas e universidades nas competições nacionais. O programa faculta aos alunos ferramentas para que estes desenvolvam um pensamento criativo e uma capacidade de resolução de problemas eficaz, permite-lhes desenvolver competências de comunicação, apresentação, confiança, atitude, autoestima, trabalho em equipa e liderança, negociação e tomada de decisão, definição de objetivos, gestão de tempo e gestão de risco», diz a EHT de Portimão.

A Junior Achivement Portugal, parceira desta iniciativa, é a mais antiga organização mundial educativa que conta com o apoio de vários associados, empresas e outras instituições, que permitem o desenvolvimento de projetos de promoção do empreendedorismo, literacia financeira e de competências para a empregabilidade junto de escolas e universidades de todo o país.

 



Comentários

pub