Portugal voltou a superar os 100 mil testes à Covid-19 num só dia

Segundo o comunicado divulgado hoje pela Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 em Portugal

Portugal realizou cerca de 113 mil testes à Covid-19, esta quinta-feira, 2 de Dezembro, superando os cem mil num só dia, pela segunda vez desde o início da pandemia, revelou hoje a task force da testagem.

A taxa de positividade dos 113 mil testes feitos «foi de 2,5%», segundo o comunicado divulgado hoje pela Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 em Portugal.

Segundo o mesmo comunicado, o maior número de testes num dia foi registado também esta semana, na terça-feira, 30 de Novembro, quando foram feitos cerca de 117 mil.

Entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro, o país realizou cerca de 300 mil testes de diagnóstico à Covid-19, «o que reflete o esforço de testagem levado a cabo desde Março de 2020». A 26 de Novembro, o país tinha já atingido a marca de 21 milhões de testes.

«Em Novembro realizaram-se cerca 1,5 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de cerca de 50 mil testes», revelou a task force da testagem à Covid-19.

Desde Março de 2020, «fizeram-se cerca de 15,2 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,4 milhões de TRAg de uso profissional (rápidos), num total de 21,6 milhões de testes».

Desde 19 de Novembro, os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos. A medida, que abrange agora toda a população, pretende «reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia Covid-19, e vigorará até 31 de Dezembro.

A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos testes rápidos de antigénio visa «contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção e monitorizar a evolução epidemiológica da Covid-19», conclui a task force da testagem.

 



Comentários

pub