Portimão celebra Dia da Cidade com Noite de Fado, Gala do Desporto e Concerto de Natal

Iniciativas começam este domingo, dia 5 de Dezembro

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

A Câmara de Portimão vai assinalar o 97º aniversário de elevação à categoria de cidade, «com diversos pontos altos», apesar dos condicionalismos causados pelo atual estado de calamidade, começando este domingo, dia 5 de Dezembro, e terminando no “Dia da Cidade”, comemorado no dia 11.

O primeiro destaque vai para as comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala a 5 de Dezembro, às 15h00, no Museu de Portimão, cujo programa «inclui a homenagem às associações e voluntários em nome individual pelo trabalho desenvolvido pela comunidade durante a Covid-19», diz a autarquia.

Seguir-se-á «um conjunto de testemunhos na primeira pessoa sobre essa experiência em tempos de pandemia» e a entrega do 3º Prémio Municipal do Voluntariado, que visa «distinguir projetos nas áreas da solidariedade, saúde, ambiente, economia social, educação e formação que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, idosos, cidadãos portadores de deficiência ou outras pessoas em situação vulnerável».

Outro momento importante terá lugar a 9 de Dezembro, às 16h00, no salão nobre dos Paços do Concelho, quando forem homenageados os professores que passaram ao regime de aposentação durante o último ano letivo, como justo reconhecimento por uma profissão tantas vezes encarada como verdadeira missão de vida.

Ao longo do dia seguinte, 10, o Museu de Portimão recebe o colóquio “Manuel Teixeira Gomes, o político e o diplomata, o escritor e o artista”, no qual distintos conferencistas se debruçarão sobre a vida e obra do mais prestigiado portimonense, que chegou a exercer o cargo de Presidente da República e esteve na origem da elevação, em 1924, de Vila Nova de Portimão ao estatuto de cidade.

Ainda na mesma data, às 21h00, os apreciadores da chamada canção nacional poderão assistir ao espetáculo “Noite de Fado – 97 Anos de Cidade”, que reunirá um conjunto de fadistas locais no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

 

TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

 

A manhã do “Dia da Cidade”, 11 de Dezembro, começa às 9h00 com o tradicional hastear de bandeiras no Largo 1º de Maio, participando na cerimónia a Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, Sociedade Columbófila de Portimão, PSP, GNR, Polícia Marítima e Associação de Fuzileiros do Algarve.

A sessão solene terá início logo depois, às 10h30, no salão nobre dos Paços do Concelho e, para além dos discursos da presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes, e de Isabel Guerreiro, presidente da Assembleia Municipal, contará com testemunhos de profissionais no combate à Covid-19 e momentos musicais a cargo do Barlavento Ensemble.

A agenda deste dia prosseguirá às 16h00 no TEMPO, com a Gala do Desporto – Homenagem aos Campões Portimonenses da época 2020/201, que ilustra a forte dinâmica desportiva do concelho, sendo atribuídos diversos prémios. Os bilhetes são gratuitos, devendo ser levantados na bilheteira do TEMPO.

A nível literário, será apresentada a obra vencedora do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, que inclui a participação online do respetivo autor (no dia 7 de Dezembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes), o lançamento da revista de estudos do Mediterrâneo “Meridional”, ou a apresentação dos dois primeiros volumes da obra completa de Manuel Teixeira Gomes e da segunda edição da biografia do antigo Presidente da República portimonense (dia 9, às 18h00, no Café Concerto do TEMPO).

Na área artístico-cultural, o dia 10 de Dezembro «será fértil em acontecimentos, dos quais faz parte a inauguração da escultura “Renascimento”, do escultor Renato Rodyner, marcada para as 16h00, que ficará patente no largo da Avenida Tomás Cabreira fronteiro ao Hotel Oriental», realça a autarquia.

Por sua vez, o Museu de Portimão inaugurará, às 17h00, a exposição “As Cores da Viagem”, com pinturas e desenhos de António Carmo, bem como a mostra relativa à 21.ª Corrida Fotográfica de Portimão – Edição Especial “Esperança”, que recebeu testemunhos fotográficos representativos do impacto da Covid-19 nas formas e soluções encontradas pelas diferentes comunidades, visando um desejável regresso à normalidade pós-pandemia.

Ainda na vertente fotográfica, o Mercado Municipal de Portimão assinala o 14º aniversário, expondo, às 9h30, um conjunto de fotos de Luís Amado, intitulado “Fragmentos no TEMPO”.

 

 

Como é tradicional, o movimento associativo de Portimão volta «a prestar um inestimável contributo às festividades» do “Dia da Cidade” e, entre 5 e 12 de Dezembro, promove «um versátil conjunto de propostas para miúdos e graúdos nos diversos equipamentos desportivos e culturais do concelho», realça o município.

Estas propostas incluem provas de mini hóquei, peddy paper sénior, bodyboard, karaté adaptado, petanca e BTT, bem como aulas de aikido, cross training, kendo, pilates, zumba, aeróbica, hidroginástica e xadrez, além de um passeio de motas, uma caminhada, uma regata à vela e outras atividades náuticas, havendo ainda atividades de tricot e empreita, sem esquecer uma oficina de teatro para crianças e adultos, entre outras iniciativas.

Em especial, no “Dia da Cidade”, o programa propõe a apresentação das classes de Iniciação Musical e do Quarteto do Saxofones da Academia de Música de Portimão, com alunos do ensino Básico e Secundário, e que terá lugar às 17h00 no Museu de Portimão.

Já o Pavilhão Desportivo da Boavista vai assinalar o 2º aniversario com um jogo solidário entre as equipas de futsal do Portimonense e do Azeméis, marcado para as 17h00, e cujo bilhete será entregue na troca de um género alimentar destinado a uma instituição de caridade do município, além de uma aula de yoga, aberta a toda a gente, que começará às 19h00.

As celebrações culminam no dia 12 de Dezembro, com o Concerto de Natal que a Orquestra Sinfónica do Algarve interpretará, às 17h00, na Igreja da Penina.

Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas à lotação de cada espaço e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente a apresentação do certificado digital de vacinação/recuperação válido, ou do certificado de testagem negativo.

O programa integral do Dia da Cidade de Portimão pode ser consultado aqui.



Comentários

pub