Porque a «Europa somos nós», o seu futuro esteve em debate em Faro

«A Europa somos nós e, por isso, precisamos de discutir as políticas que têm impacto na nossa vida quotidiana»

Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus – Foto: Parlamento Europeu

Aproximar os cidadãos da Europa, pondo-os a discutir o futuro da vida europeia. Este foi o grande objetivo da Conferência sobre o Futuro da Europa que passou, esta sexta-feira, 10 de Dezembro, por Faro, e contou com a presença da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, para quem é «essencial» que as pessoas percebam que «a Europa somos nós». 

Em declarações aos jornalistas, Ana Paula Zacarias considerou que o objetivo é que este seja «um evento multiplicador».

Isto é: «que as pessoas que estão aqui possam, elas próprias, criar os seus eventos e colocar, numa plataforma digital, as suas ideias, as suas iniciativas».

 

Foto: Parlamento Europeu

 

Para cumprir esse propósito de abertura à sociedade, a conferência contou com a presença de representantes da sociedade civil, das escolas embaixadoras do Parlamento Europeu, mas também com responsáveis como Margaritis Schinas, vice-presidente da Comissão Europeia (por via online), Alma Rivera, deputada do PCP na Assembleia da República, e Carlos Zorrinho, deputado do PS no Parlamento Europeu.

Na opinião de Ana Paula Zacarias, é «fundamental que as pessoas participem no debate europeu e conheçam as políticas».

«A Europa está à nossa volta e faz parte da nossa vida: não é uma coisa que é decidida em Bruxelas por um conjunto de pessoas que não conhecemos», acrescentou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

«A Europa somos nós e, por isso, precisamos de discutir as políticas que têm impacto na nossa vida quotidiana», disse ainda.

 

Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus – Foto: Parlamento Europeu

 

Neste sentido, durante a conferência, Margaritis Schinas, vice-presidente da Comissão Europeia, considerou que esta iniciativa deve ter o «seu foco nas pessoas e ser pensada da base para o topo – e não o contrário».

Para esse futuro da Europa, o papel dos jovens, disse Ana Paula Zacarias, é fundamental.

«São eles que vão construir a Europa de amanhã e os jovens podem trabalhar todas as questões, como a pandemia, a parte macroeconómica e financeira ou o crescimento sustentável, de uma perspetiva distinta», concluiu.

 

 



Comentários

pub