PCP/Algarve relembra Alfredo Graça como autarca que «marcou o concelho de VRSA»

Além de presidente da Câmara, foi bancário de profissão e músico

O PCP manifestou esta terça-feira, 14 de Dezembro, o seu pesar pela morte de Alfredo Graça, antigo presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, relembrando-o que a sua intervenção, enquanto autarca, «marcou o concelho». 

Nascido em Vila Real de Santo António a 6 de Agosto de 1938, Alfredo Graça liderou os destinos da Câmara Municipal de Janeiro de 1980 a Janeiro de 1986, eleito pela APU – Aliança Povo Unido, formada pelo PCP e MDP/CDE. Morreu esta terça-feira, aos 83 anos.

Durante os seis anos de presidência de Alfredo Graça, «foi decidida a elaboração de um Plano Director Municipal, o oitavo a ser levado à prática em Portugal, tomaram-se medidas para aumentar a cobertura sanitária do concelho, o abastecimento de água às populações, redes de saneamento básico, recolha de resíduos e ampliação do cemitério municipal, construção de estações de tratamento elevatórias e depósitos de água, bem como, foi dado início ao Complexo Desportivo Municipal», recorda o PCP.

«Destaca-se ainda a sua intervenção enquanto autarca comunista na dinamização de cooperativas operárias para a construção de habitações próprias, no apoio ao Projeto SAAL e o CAR que construíram centenas de habitações no concelho, em Monte Gordo e Vila Real de Santo António», acrescenta.

Alfredo Graça também «esteve ao lado das lutas operárias das conserveiras contra o encerramento das fábricas de conservas. Envolveu-se na “Operação Sertão” que permitiu que uma área degradada de Monte Gordo (a metade poente) não se transformasse em mais um bairro degradado, na periferia das zonas turísticas», diz ainda o PCP.

Alfredo Graça também participou na URAP – União dos Resistentes Antifascistas Portugueses e era membro da ARPI (Associação de Reformados Pensionistas e Idosos) de Vila Real de Santo António, da qual foi fundador.

Além de presidente da Câmara, foi bancário de profissão e músico.

«Homem de Abril, Alfredo Graça foi um revolucionário empenhado na luta pelo ideal comunista, na defesa e reforço do PCP, o seu partido de sempre», conclui a nota de pesar dos comunistas.

Comentários

pub