PAN Olhão pede fogo de artifício silencioso para não incomodar animais

Prática tradicionalmente usada nas celebrações em Olhão é realizada, segundo o deputado municipal do PAN, em cima do Canil Municipal

O PAN Olhão anunciou esta quinta-feira, 30 de Dezembro, que apresentou, na passada sessão ordinária da Assembleia Municipal de Olhão, uma recomendação para que a autarquia proceda a uma transição para fogos de artifício silenciosos, tendo sido «aprovada por unanimidade».

Segundo o partido, «durante a discussão da contratação para o tradicional fogo de artifício da passagem de ano», que decorreu na sessão da Assembleia Municipal de Olhão de 25 de Novembro, o deputado municipal do PAN, Alexandre Pereira, questionou o presidente da Câmara se «em algum momento tinham sido equacionadas alternativas ao fogo de artifício com explosões».

Alexandre Pereira argumentou ainda que «esta prática realiza-se mesmo em cima do Canil Municipal, com todos os impactos para os animais ali alojados».

«Esta é a verdadeira sensibilidade que António Pina tem para a causa animal quando, em tom de gozo, sugere que se arranjem tampões e auscultadores para os animais usarem durante as explosões do fogo-de-artifício. Será este um dos motivos porque em Olhão continuamos a não ter as sessões da Assembleia Municipal transmitidas online e em direto, para que este tipo de comentários, habituais por parte de quem lidera o município, não sejam ouvidos pela população?», questiona o deputado municipal do PAN.

O uso de fogos de artifício é «uma prática tradicionalmente usada nas celebrações», sendo «hoje conhecido o impacto negativo que o ruído estrondoso tem, sobretudo nas crianças mais pequenas, em pessoas com autismo, em pessoas idosas, em pessoas com determinadas enfermidades e em animais de companhia e silvestres».

Em relação aos animais, nomeadamente aos cães, «a sua audição é muito mais apurada que a do ser humano, fazendo com que o som dos estrondos seja percepcionado de uma forma muito mais intensa. O barulho, associado ao medo, desencadeia respostas fisiológicas de stress, por meio de ativação do sistema neuroendócrino, que resultam numa resposta de luta ou fuga, observada através do aumento da frequência cardíaca, vasoconstrição periférica, dilatação da pupila, piloereção e alterações no metabolismo da glicose», segundo um estudo realçado pelo PAN e elaborado pela Society for the Prevention of Cruelty to Animals – SPCA Scotland.

Os danos causados pelo barulho das explosões «atingem animais domésticos mas também animais silvestres, sobretudo os pássaros que, estando a dormir, têm uma reação instintiva de fuga que, combinada com a falta de visibilidade noturna, causa a morte de muitas aves decorrente do choque com as estruturas urbanas durante o voo».

«É urgente que se repense a utilização de fogos de artifício ruidosos, respeitando o bem-estar de todos: bebés, crianças mais sensíveis, grávidas, idosos, doentes, animais e até mesmo o ambiente», realça Alexandre Pereira.

«Existem cada vez mais cidades a utilizar nas celebrações fogos de artifício silenciosos, combinando este espetáculo com música de fundo e projeções audiovisuais, preservando o espetáculo de cor e eliminando o tão prejudicial ruído. Existindo alternativas que satisfazem o espírito festivo, como os fogos de artifício sem ruído ou os espetáculos de vídeo mapping e laser, impõe-se repensar a continuação da utilização de fogos de artifício tradicionais nas celebrações do município», acrescenta.

A proposta agora aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal é «uma conquista importante do deputado do PAN, mas, acima de tudo, uma demonstração de que existe receptividade por parte do executivo e membros deste órgão deliberativo, para evoluir e fazer de Olhão uma referência em boas práticas ambientais e de proteção e bem estar animal».

Foi ainda apresentada, na mesma sessão, uma recomendação para a emissão online em direto, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa, das sessões públicas através dos meios tecnológicos disponíveis, intitulada “Aproximar a política da comunidade”.

 



Comentários

pub