Oferta de sacos de pano sensibilizou para a redução dos plásticos no mercadinho do Carmo (Faro)

Também a reciclagem esteve em foco

Sacos de pano reutilizáveis e uma boa dose de sensibilização para a importância de reduzirmos a utilização de plástico e reciclarmos mais e melhor foram distribuídos este domingo, dia 5 de Dezembro, aos clientes do mercadinho semanal do Largo do Carmo, em Faro, numa ação promovida pela Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO), em parceria com a delegação do Algarve da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

As duas associações quiseram, com esta iniciativa, «sensibilizar a população para a necessidade de reduzir a utilização de sacos de plástico e outras embalagens de descartáveis».

Além de sacos de pano reutilizáveis que forma distribuídos, também foram oferecidos aos mais novos lápis de cor embalados em papel reciclado, uma oferta da Câmara de Faro, «que se quis juntar à causa».

Uma ação que foi bem recebida pela população

«Realmente venho aqui todos os domingos e vejo que a quantidade de sacos de plástico que se gastam podia ser menor. Este tipo de iniciativa vem lembrar-nos que todos os dias contam para fazer a diferença e que pequenos gestos todos juntos podem significar muito. Oferecerem-me este saco, o que é um desses pequenos gestos. Para a semana já o trago comigo às compras», segundo Fátima Costa, residente na zona da Penha.

 

 

Da parte da ACAPO, esta ação, «para além de contribuir para o bem comum no momento presente», serve para «unir esforços no sentido da sustentabilidade futura».

«E hoje com um pequeno jogo dinamizado com os participantes, provámos que reciclar é fácil, até de olhos fechados», disse Joana Afonso, da ACAPO.

Ricardo Martins, da mesma associação, destacou ainda, a necessidade de sensibilizar a população em geral para a dificuldade das pessoas com deficiência visual no acesso aos ecopontos, «nomeadamente quando as pessoas abandonam o lixo no chão, eletrodomésticos ou mobílias».

Para os organizadores, o balanço da ação é positivo e «estima-se a partir do número de sacos distribuídos, que tenha sido possível interagir com mais de 120 munícipes».

«As próximas ações de sensibilização planeadas são para públicos mais jovens e vão decorrer em escolas da região. Em Julho, no âmbito do nosso projeto Ria+ e com a ajuda dos grupos de escoteiros voluntários com quem fazemos anualmente campanhas de limpeza na ilhas barreira, talvez possamos replicar outra sessão destas de sensibilização aqui no mercadinho ou até mesmo no mercado municipal», segundo Sandra Godinho, que ajudou a organizar a ação.

A AECO  aproveita para lançar o desafio à população «de viver este Dezembro em tons de azul, reduzindo, reutilizando e reciclando as embalagens e produtos que não conseguirem evitar no decurso das comemorações natalícias».

 

 



Comentários

pub