“O Futuro da Democracia na Europa” vai debater-se na CCDR Algarve

Iniciativa terá lugar esta sexta-feira, dia 10 de Dezembro

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação (Arquivo)

A conferência “O Futuro da Democracia na Europa”, integrada num ciclo de eventos nacionais, vai ter lugar esta sexta-feira, dia 10 de Dezembro, às 11h00, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

«A democracia na União Europeia e nos seus países enfrenta desafios como o aumento do extremismo, a desinformação e uma perceção de distanciamento entre as pessoas e os seus representantes eleitos», diz o gabinete do Parlamento Europeu em Portugal..

«Contribuir para a democracia europeia significa fazer ouvir a sua voz, não só participando nas eleições europeias, onde os cidadãos elegem diretamente deputados ao Parlamento Europeu, de cinco em cinco anos, como também com uma cidadania ativa fora dos períodos eleitorais».

O debate «deve envolver cidadãos de todos os quadrantes e localizações geográficas, cabendo aos jovens um papel central na definição do futuro do projeto europeu».

Autoridades nacionais, regionais e locais, bem como a sociedade civil e outras organizações são também convidados a participar neste debate que, sendo difundido online, permitirá a intervenção remota por vídeo ou por escrito.

O evento contará, na abertura, com a intervenção de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, e com Pedro Valente da Silva, chefe do gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Será moderado pela jornalista Daniela Ferreira Pinto, da RTP.

A conferência contará com a participação do deputado ao Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho, do vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, da deputada à Assembleia da República, Alma Rivera, e de representantes da sociedade civil, das escolas embaixadoras do Parlamento Europeu e da comunidade Unidos.eu.

A “Conferência sobre o Futuro da Europa” é um processo consultivo dos cidadãos europeus, em curso por todo o continente, para que, dando voz aos cidadãos sobre os assuntos que lhes interessam, recentre o debate sobre os desafios e as prioridades da Europa.

Este evento nacional serve de ponto de partida para um programa mais alargado na cidade de Faro, organizado pelo Parlamento Europeu em Portugal.

Ainda neste dia, às 19h30, será exibido o filme “Mais uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, nomeado LUX – Prémio do Público, no Fórum Algarve. A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.

 



Comentários

pub