Museu de Portimão promove colóquio sobre a vida de Manuel Teixeira Gomes

Iniciativa terá lugar no dia 10 de Dezembro, véspera do Dia da Cidade

O auditório do Museu de Portimão vai receber, a 10 de Dezembro, o colóquio “Manuel Teixeira Gomes – O político e o diplomata, o escritor e o artista”, sendo lançados três livros relacionados com o mais prestigiado portimonense, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, que se assinala no dia seguinte, 11.

Os trabalhos começam às 10h00, com a intervenção de Nuno Júdice, sob o tema “Teixeira Gomes leitor”, a que se seguirá a comunicação de Helena Carvalhão Buescu “Teixeira Gomes, vagabundagem e solidariedade”.

Às 12h00, terá lugar a preleção de Fernando António Baptista Pereira “As preocupações estéticas de Manuel Teixeira Gomes no outono da sua vida: das Cartas a Columbano ao colecionismo de objetos chineses e japoneses”.

O programa será retomado pela tarde, às 14h30, que desenvolverá com as comunicações de José Alberto Quaresma (“João de Deus e Teixeira Gomes”), de Fernando Rosas (“Teixeira Gomes e a crise da Primeira República”), de Laurinda Paz (“Teixeira Gomes e José Relvas – Dois diplomatas à solta”) e do coordenador do colóquio, Luis Filipe Castro Mendes (“Teixeira Gomes Diplomata”), a que se seguirá, às 17h00, um debate e apresentação das conclusões.

As inscrições para o colóquio são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser efetuadas até 9 de Dezembro para o e-mail [email protected].

No dia anterior, 9 de Dezembro, às 18h00, o Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será palco da apresentação dos dois primeiros volumes da obra completa do escritor e estadista, coordenada por José Alberto Quaresma e Nuno Júdice, e de “Manuel Teixeira Gomes – Biografia”, em segunda edição, que será igualmente divulgada nesta data.

A apresentação das obras, igualmente inserida no programa do Dia da Cidade, tem a chancela da Imprensa Nacional, que estará representada na sessão pelo seu diretor, Duarte Azinheira.

«Boémio, negociante, melómano, viajante, escritor, diplomata e Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, nascido em 1860, atravessou como testemunha e protagonista os grandes momentos da história portuguesa do início do século XX: o advento e a afirmação do regime republicano, a participação na I Grande Guerra, a ascensão e queda do Sidonismo, as intricadas negociações do pós-guerra e a voragem política e social da I República», diz a autarquia de Portimão.

 



Comentários

pub