Museu de Portimão mostra melhores imagens da Corrida Fotográfica e “As Cores da Viagem”

Alexandre Castellani venceu 1º prémio da Corrida Fotográfica de Portimão

Foto: Direitos Reservados

O Museu de Portimão vai inaugurar no Dia da Cidade, 10 de Dezembro, às 17h00, a exposição com as melhores imagens da 21ª Corrida Fotográfica de Portimão e também a mostra “As Cores da Viagem”, com pinturas e desenhos do artista plástico António Carmo.

Organizada desde 2001 pelo Museu de Portimão, este ano, a 21ª Corrida Fotográfica voltou a manter o formato online da edição anterior, «face à necessidade do cumprimento das regras sanitárias e de distanciamento, não sendo oportuno o envolvimento individual e presencial de um grupo numeroso de participantes numa prova tradicionalmente circunscrita à cidade», explica a Câmara de Portimão.

 

Foto: Direitos Reservados

Tendo como mote a “Esperança”, a iniciativa procurou manter, segundo a autarquia, «tal como em 2020, a recolha de testemunhos fotográficos para memória futura, representativos do impacto do Covid-19 nas formas e soluções encontradas pelas diferentes comunidades, no seu reencontro com a “esperança” de um desejável regresso à normalidade pós-pandemia».

A Corrida Fotográfica de 2021 foi, por isso, aberta à participação à distância, via eletrónica, de fotógrafos de qualquer ponto do país.

No total, houve 120 inscritos que enviaram as suas imagens.

Os melhores trabalhos, além de ficaram expostos, até 24 de Abril do próximo ano, no Museu de Portimão podem também ser vistos online.

 

Foto: Direitos Reservados

 

“Finalmente Aqui”, “Saudades deste Momento”, “Vejo Cores Muitas Cores” e “Felicidade é Isto” foram os quatro temas «que estimularam o olhar atento e criativo dos participantes, num período de tão difícil e de forte constrangimento social, pelo que esta iniciativa do Museu de Portimão também se assumiu como um importante contributo visual na recolha de testemunhos de um momento singular da história, para memória futura», destaca o Município de Portimão.

Os vencedores desta edição foram: 1º prémio – Alexandre Castellani; 2º – António Tedim; 3º – José Oliveira; 4º – Elsa Martins; 5º – Luís Reininho; Prémio Jovem – Matilde Gonçalves. Além destas categorias, a exposição integrará o “Prémio Especial do Júri”, atribuído a Fernando Vajá, bem como a melhor foto de cada um dos quatro temas propostos.

Esta iniciativa fotográfica contou com o apoio do Ocean Revival, do Grupo de Amigos do Museu de Portimão, da ETIC_Algarve, da CLCC, Restinga, Ana-Ana e teve o Sul Informação como parceiro da imprensa regional.

Por seu turno, “As Cores da Viagem” é uma exposição de pintura e desenho de António Carmo, «que convida os visitantes a uma singular viagem cromática e poética, resultante do seu intenso trabalho criativo e pictórico, ao revisitar lugares no país e no mundo, por onde a cultura portuguesa passou».

 

As Cores da Viagem

 

Na perspetiva do artista, «trata-se de uma homenagem às nossas gentes, costumes, sabores, luz, cultura e à nossa forma de estar na vida e no mundo», uma vez que a matriz da sua pintura tem tudo a ver com a raiz portuguesa do seu olhar «e com esta terra debruada de mar, com os desenhos despojados de artifícios, com figuras do quotidiano de comovente densidade social, com este país solar».

“As Cores da Viagem” ficará patente até 13 de Março do próximo ano.

As duas exposições podem ser visitadas à terça-feira, das 14h30 às 18h00, de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

 



Comentários

pub