Municípios algarvios estão a apoiar reforço da vacinação

As 16 Câmaras municipais algarvias estão a apoiar a vacinação. Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Tavira, Silves e […]

As 16 Câmaras municipais algarvias estão a apoiar a vacinação. Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Tavira, Silves e Vila Real de Santo António instalaram centros para vacinar em massa, enquanto Aljezur, Alcoutim, Castro Marim, Monchique, São Brás Alportel e Vila do Bispo, concelhos mais pequenos, dão suporte à vacinação que decorre nos centros de saúde. 

Segundo o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, a instalação destes 10 centros de vacinação, externos às unidades do SNS, foi feito a «pedido da Administração Regional de Saúde do Algarve, com o apoio dos Agentes de Proteção Civil, em especial dos Corpos de Bombeiros da região».

Nos concelhos de Faro e Portimão, foram instalados dois novos Centros Municipais para fazer face ao aumento da vacinação.

Em Aljezur, Alcoutim, Castro Marim, Monchique, S. Brás Alportel e Vila do Bispo, a vacinação ocorre nos respetivos Centros de Saúde e «as autarquias estão a apoiar o funcionamento, afetando meios e recursos, de acordo com as necessidades especificas em cada localidade».

De resto, os Serviços Municipais de Proteção Civil, um pouco por toda a região, «reativaram os núcleos de apoio à saúde pública e as unidades de marcação e controlo da vacinação, afetando recursos humanos das próprias unidades orgânicas das Câmaras Municipais para executar esta missão».

Estas equipas que reforçam os “Call Centers” que se dedicam a chamar quem ainda não foi vacinado, «constituem um reforço significativo na mobilização e transporte da população para vacinar, em particular os utentes mais idosos e/ou com mobilidade reduzida», conclui.

 



Comentários

pub