Morreu Alfredo Graça, antigo presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

A Câmara de VRSA já decretou dois dias de luto municipal

Alfredo Graça, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António de 1980 a 1986, morreu esta terça-feira, 14 de Dezembro, aos 83 anos. A autarquia já expressou o seu pesar pelo desaparecimento do edil comunista.

Alfredo Graça tomou posse em Janeiro de 1980, na sequência das segundas eleições autárquicas de 1979, eleito pela coligação APU entre o Partido Comunista Português (PCP), do qual foi militante até ao fim da vida, e o MDP/CDE.

A Câmara de VRSA já manifestou o seu pesar pela morte do antigo autarca, recordando os «anos intensos de dedicação ao trabalho nos seis anos em que desempenhou o mandato autárquico, aplicando um pensamento de vanguarda numa época em que as autarquias locais não tinham praticamente autonomia política e financeira».

«Durante a sua presidência, foi responsável pela construção de um Plano Diretor Municipal (PDM), o oitavo a ser levado à prática em Portugal, e desenvolveu importantes iniciativas ao nível do planeamento urbanístico, valorizando não só a qualidade dos edifícios, mas também do urbanismo», diz ainda.

«Alfredo Graça desempenhou o seu mandato em condições difíceis. Tinha acabado de ser aprovada uma lei de finanças locais e as autarquias ainda não tinham meios financeiros suficientes para as grandes carências das populações, designadamente no abastecimento de água, na construção de redes de esgotos e na construção de estradas e caminhos», acrescenta.

Nos seus anos de governação, a Câmara de Vila Real de Santo António destaca também as «iniciativas ligadas à habitação social e ao apoio às famílias, tendo liderado processos como a mudança do mercado municipal para uma área estratégica de desenvolvimento ou a criação das linhas gerais do PDM e do Complexo Desportivo».

«Foi igualmente responsável pelo estreitamento dos laços com a vizinha Espanha, através da geminação com Ayamonte».

A Câmara de VRSA já decretou dois dias de luto municipal, que se cumprem hoje e amanhã, 15 de Dezembro, colocando a bandeira a meia haste durante este período.

 

 



Comentários

pub