Marinha resgata 4 espanhóis de semirrígido à deriva ao largo do Cabo de São Vicente

Três dos náufragos foram transportados de helicóptero para Faro

Quatro homens espanhóis foram resgatados, esta quarta-feira à noite, de uma embarcação semirrígida que estava à deriva a 25 milhas náuticas (cerca de 46 quilómetros) a sudoeste do Cabo de S. Vicente.

Segundo a Marinha, que coordenou o resgate, «o alerta foi dado ao início da tarde pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Madrid, que informou o congénere de Lisboa para o facto de a embarcação semirrígida, equipada com 3 motores e com quatro pessoas a bordo, se encontrar em risco de afundamento».

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) enviou para o local três navios mercantes, que se encontravam mais próximos da área de busca, e foram também ativados o navio da Marinha NRP Viana do Castelo e um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa.

O navio mercante “BW Danube 3” avistou e localizou o barco, mas «dadas as condições meteorológicas adversas, não foi possível efetuar a transferência dos quatro indivíduos, em segurança, tendo o navio permanecido na área e facultado, entre outros, alguns mantimentos», explica a Marinha Portuguesa.

Os tripulantes, todos espanhóis, foram resgatados pelo helicóptero da força aérea, sendo que a primeira pessoa a ser resgatada foi transferida para o navio da Marinha, NRP Viana do Castelo que, após o fim da ação de busca e salvamento, navegou rumo a Portimão, onde chegou ao início desta manhã.

Tendo em conta as condições do mar «muito adversas», após ter sido reabastecido, o helicóptero da Força Aérea recuperou os restantes três náufragos, já durante esta madrugada, «tendo-se dirigido para Faro, onde desembarcaram», conclui a Marinha.

 



Comentários

pub