«Mãos de Fátima» em Lagos foram caso de estudo em Turismo Acessível

Estudo foi publicado na revista Journal of Accessibility and Design for All

O artigo científico The symbolism of the door knocker “Hand of Fatima”: a proposal of sensory tourist experiences in the city of Lagos” acaba de ser publicado, anunciou a autarquia lacobrigense esta terça-feira, dia 14 de Dezembro.

Este artigo surge no âmbito do programa “Verão com Ciência 2020 – Turismo Acessível e Inclusivo”, em que a cidade Lagos recebeu investigadores do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) e do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg).

O resultado da investigação teve por base «o trabalho levado a cabo pela equipa da UAlg, em que o município de Lagos foi escolhido como caso de estudo em Turismo Acessível», explica a autarquia.

Este documento foi agora divulgado na revista Journal of Accessibility and Design for All, publicação de Barcelona, referência nesta área. O artigo, em língua inglesa, pode ser lido na íntegra, aqui.

 

 

Enquanto entidade parceira do SusTowns, o município de Lagos «envolveu-se desde o início neste projeto em que 13 jovens investigadores desenvolveram trabalho de campo focado na análise do edificado, identificação de elementos notáveis de arquitetura popular, avaliação e proposta de rotas culturais, diagnóstico do potencial de Birdwatching e Bird by Ear na cidade, estudo sobre turismo de proximidade, entre outros temas», realça a Câmara Municipal.

Através desta ação pretendeu-se «capacitar os estudantes investigadores para considerarem o turismo acessível e inclusivo transversalmente às suas atividades profissionais, bem como estimular a criação de novos produtos turísticos, mais de nicho e menos massificados».

Este projeto atendeu à Estratégia Turismo 2027 e em particular ao eixo Valorizar o Território e as Comunidades, que promove a regeneração urbana das cidades e regiões e o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios, difundindo a necessidade de se desencadearem operações de regeneração urbana de centros históricos, urbanos, bem como a preservação da autenticidade e a promoção de um turismo acessível nas cidades.

 



Comentários

pub