Loulé terá “Aldeia dos Sonhos” no Natal e fogo de artifício em Quarteira na Passagem de Ano

Ambas as iniciativas cumprirão um Plano de Contingência devidamente elaborado para o efeito

A “Aldeia dos Sonhos” está de volta à cidade de Loulé, numa recriação da típica aldeia do Pai Natal que faz parte do imaginário infantil, abrindo hoje, 4 de Dezembro. Já quanto ao concerto de Passagem de Ano foi cancelado, mas haverá fogo de artifício em vários pontos da praia de Quarteira.

Esta aldeia estende-se por quatro pontos principais da cidade, sendo eles a Aldeia do Pai Natal (Cerca do Convento), o Largo dos Duendes (Alcaidaria do Castelo), o Pólo Sul (Largo D. Afonso III), para além de uma área com diversa decoração alusiva à quadra natalícia (Largo de S. Francisco).

Voltam a animar esta aldeia da fantasia: «a pista de gelo sintético, o carrossel, o comboio, a casa do Pai Natal, a aldeia dos Duendes, ou as áreas com gastronomia natalícia, onde não faltarão os tradicionais doces da época», refere a autarquia.

A Praça Natal Quarteira (Praça do Mar e Centro Autárquico) e o Jardim dos Sonhos (Jardim das Comunidades), em Almancil, serão outros dos espaços do concelho onde a magia do Natal irá estar até ao dia 1 de Janeiro, com muitos motivos de interesse não só para os mais novos como para os graúdos.

A “Aldeia dos Sonhos” tem as portas abertas de hoje até 1 de Janeiro e funcionará de terça a sexta-feira e ao domingo, das 14h30 às 19h00, e ao sábado, das 10h30 às 19h00. Encerra à segunda-feira.

A entrada é livre mas é necessário apresentar o certificado digital de vacinação, na modalidade de vacinação completa ou de recuperação da doença, ou um teste antigénio negativo para a Covid-19.

O uso de máscara é obrigatório para maiores de 12 anos e a limpeza e higienização dos espaços será realizada frequentemente. Os alimentos comprados no interior do recinto deverão ser consumidos fora do mesmo.

O espaço terá um Plano de Contingência, que mereceu parecer positivo da Delegada Local de Saúde, com a devida autorização para a realização destas iniciativas, o qual deverá ser atualizado de acordo com o definido para o país tendo em consideração o evoluir da pandemia.

 

 

A iluminação volta também a ser um dos destaques deste programa de animação de Natal «como forma de trazer mais brilho às localidades, criar uma ambiência única e promover o comércio tradicional», realça a autarquia de Loulé.

Para além dos principais centros urbanos, todas as sedes de freguesia estarão decoradas a rigor com apontamentos alusivos à quadra, para receber o espírito natalício.

A Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, será «um dos principais atrativos para quem quiser apreciar a arte e beleza das iluminações», estando também aqui a “banda das renas”, conduzida pelo maestro São Nicolau, «uma instalação com cinco peças escultóricas que todas as noites irá iluminar o coração comercial de Loulé».

A autarquia, à semelhança dos outros municípios algarvios, optou pela não realização de outros eventos no âmbito das festividades, pelo que o concerto de Passagem de Ano, em Quarteira, com a banda Expensive Soul, será cancelado «por forma a reduzir possíveis riscos de contágio já que este é um evento propício a contactos sociais e ajuntamentos.

No entanto, o município irá manter o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício, em moldes diferentes do que é habitual, uma vez que está previsto o seu lançamento a partir de diversos pontos da praia de Quarteira, de forma a evitar a concentração de pessoas em frente à Praça do Mar.

 

 

Também a iniciativa do “Bolo-Rei Gigante”, agendada para o Dia de Reis, 6 de Janeiro, não se realizará em 2022.

«Estamos atentos à situação da pandemia e à forma como irá evoluir nas próximas semanas. No entanto sabemos que a vacinação tem sido fundamental para que o contexto hoje seja muito diferente do que se viveu há um ano», refere o presidente da Câmara Municipal, Vítor Aleixo.

«Por isso decidimos realizar este programa, ainda longe da normalidade, mas que permitirá levar aos nossos munícipes e a quem visitar o concelho nestes dias um pouco do espírito desta quadra, ao mesmo tempo que estamos a apoiar os nossos comerciantes. Apelo a todos que sejam prudentes e mantenham todas as medidas de proteção», conclui o autarca.

 



Comentários

pub