Loulé tem orçamento de 132,6 milhões focado nas pessoas, famílias e qualidade de vida

Grandes Opções do Plano preveem investimento público municipal de mais de 523 milhões de euros em cinco anos

O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 da Câmara de Loulé foi aprovado ontem, dia 20, pela Assembleia Municipal deste concelho algarvio.

A Câmara de Loulé terá uma verba total orçamentada de 132.678.804 euros em 2022, que ascende aos 198.746.627 euros com a incorporação do saldo da conta de gerência e financiamentos.

O Orçamento final previsto permite assim um aumento muito significativo dos investimentos em despesas de capital, registando um valor total de 90 milhões de euros para 2022.

Segundo nota da Câmara de Loulé, «destaca-se que o desiderato geral financeiro do equilíbrio orçamental é atingido neste orçamento, com uma margem muito substancial de 12,6 milhões de euros».

As Grandes Opções do Plano espelham o investimento público municipal para o próximo quinquénio (2022-2026), totalizando mais de 523 milhões de euros, visando, no seu conjunto, «projetar e promover Loulé como um território mais inclusivo, mais coeso, mais competitivo e mais sustentável».

«Pretende-se responder a desafios fundamentais para o Município, designadamente no que respeita à promoção da coesão social e territorial, na captação de serviços e equipamentos de escala regional, nacional e internacional, no alargamento e diversificação da estrutura produtiva local e na qualificação e ordenamento do território», pode ler-se nas GOP.

«As medidas previstas visam potenciar a qualidade de vida para uma maior atração de população e de empresas, promovendo o emprego, mantendo e reforçando, como linha estratégica determinante, o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade e de ação climática», acrescentam.

O investimento previsto nas Grandes Opções do Plano 2022 define quatro áreas prioritárias de intervenção no próximo quinquénio.

Desde logo, destaca-se o apoio às “Pessoas e Famílias” (dotado com 119 milhões de euros), apresentado como «uma bandeira deste executivo desde o seu primeiro mandato».

Neste âmbito, salienta-se a Estratégia Local de Habitação, que irá gerar 1400 soluções de habitação até 2030, «respondendo a um dos maiores desafios do concelho para a fixação das pessoas e das suas famílias».

Ainda com o foco nas Pessoas e Famílias, a autarquia irá continuar a apostar na Educação, investindo nos transportes e refeições escolares (28,2 milhões de 2022 a 2026), assim como no reforço do parque escolar, com duas novas escolas EB1 com jardim-de-infância, em Loulé e em Quarteira.

Será ainda construída a nova creche do Forte Novo, na cidade de Quarteira, e ampliada a EB 2/3 Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé.

Nas áreas da Saúde e da Intervenção Social, a Câmara afirma que «continua empenhada» na construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) e na Unidade de Cuidados Continuados de Loulé, na requalificação do Centro de Saúde de Almancil, na nova USF em Quarteira, na concretização das novas instalações do INEM no Algarve e na requalificação e ampliação do Centro Comunitário da Nossa Senhora da Conceição, no Barranco do Velho.

No que concerne à promoção da “Mobilidade e Qualidade de Vida” (para o qual estão previstos 67,4 milhões de euros nos próximos anos), serão construídos novos acessos fundamentais, com destaque para a segunda fase da Circular Norte de Loulé e da Avenida do Atlântico, em Quarteira, bem como, a via de ligação da rotunda Afonso de Albuquerque à Avenida Laginha Serafim, em Loulé.

As GOP preveem igualmente intervenções ao nível da rede de águas e esgotos, destacando-se a área ao longo da EN125 (entre a Maritenda e as Quatro Estradas), as Pereiras, o Cerro do Galo, o Monte Ruivo e o Azinhal, bem como o Vale Telheiro.

A Câmara de Loulé irá também investir no Programa Digital para o Desenvolvimento Económico e Social do interior, considerado como um «importante contributo para a coesão territorial, dotando finalmente de cobertura de rede móvel toda a zona do barrocal e da serra do concelho».

Destaca-se ainda a construção do futuro Mercado Municipal de Quarteira, «equipamento decisivo para a dinamização da economia desta cidade ligada ao mar e ao turismo», com uma dotação total de 20,9 milhões de euros.

Em termos de “Eficiência Energética/Hídrica e Ação Climática” (onde serão investidos 5,2 milhões de euros), serão concretizados projetos no âmbito do Plano Municipal de Ação Climática, que passam pela aquisição de mais viaturas elétricas no universo municipal, pelo investimento em novos equipamentos no âmbito da eficiência hídrica, intervenções de melhoria da eficiência energética nos edifícios municipais com painéis fotovoltaicos, criação de uma comunidade energética. Trata-se de ações que, segundo a autarquia, «serão determinantes para gerarmos maior eficiência e atingirmos o objetivo da neutralidade carbónica».

Quanto ao acesso à “Cultura e ao Desporto” (com um investimento de 32 milhões de euros no horizonte de 5 anos) o objetivo é «promover uma cidadania mais ativa e de reforçar a autoestima e a identidade cultural das gerações», bem como o «desenvolvimento do potencial económico da economia local e regional».

O destaque vai para a criação do Quarteirão Cultural em Loulé, a recuperação e musealização dos Banhos Islâmicos, a reabilitação do antigo Casino de Quarteira e o apoio a diversas associações, nomeadamente através da Bolsa de Teatro e apoio a residências artísticas.

No que concerne ao Desporto, destaca-se a obra do novo Pavilhão Desportivo Multiusos em Almancil, a reabilitação dos campos municipais de Loulé e de Quarteira, bem como o investimento destinado aos contratos-programa com os clubes e associações para o desenvolvimento dos seus projetos desportivos.

 

 
 



Comentários

pub