Loulé e Portimão assinalam Dia Internacional do Voluntariado

Efeméride celebrou-se este domingo, 5 de Dezembro

O município de Loulé vai promover um momento de convívio com todos os voluntários do concelho e dará a conhecer uma nova plataforma digital. Já a autarquia de Portimão homenageou um conjunto de associações e pessoas que se têm distinguido pelo seu trabalho comunitário no âmbito da Covid-19. Ambas as iniciativas inserem-se nas celebrações do Dia Internacional do Voluntariado, efeméride assinalada a 5 de Dezembro. 

Loulé vai lançar a nova Plataforma do Banco Local de Voluntariado, num encontro com todos os voluntários do concelho que, durante o presente ano civil, exerceram esta atividade no território. A iniciativa terá lugar esta terça-feira, dia 7 de Dezembro, às 18h00, no auditório da Escola Secundária.

A plataforma «trata-se de uma ferramenta digital que estará agora ao alcance de todos e que irá beneficiar a ação, quer das entidades promotoras de voluntariado, quer dos próprios voluntários», diz a autarquia de Loulé.

Esta é «uma iniciativa inovadora que se traduz na dinamização de uma bolsa de voluntários e serviços de voluntariado, através de uma plataforma digital interativa desenvolvida de raiz, no âmbito do presente projeto», tendo sido desenvolvida com o objetivo de «criar um instrumento diferenciado de gestão, monitorização e divulgação».

Esta plataforma permitirá a realização de programas ou pequenas ações de voluntariado em instituições de economia social do concelho que trabalham com pessoas em risco de exclusão social, nas mais variadas funções. Para prestar uma homenagem e reconhecimento a todos os que têm disponibilizado o seu tempo a várias causas, a autarquia irá realizar um programa de animação com apontamentos culturais com dança contemporânea e música.

«O município de Loulé pretende reconhecer o esforço de todos aqueles que doam um bem precioso, cada vez mais escasso nas nossas vidas: o tempo. Através de um gesto absolutamente abnegado muito têm contribuído para atenuar as disparidades sociais e promover a necessidade de ajudar o próximo», sublinha o presidente da Câmara Municipal, Vítor Aleixo.

O Banco Local de Voluntariado do Concelho de Loulé «tem permitido a colocação de voluntários nas áreas de maior carência identificadas pelas instituições particulares de solidariedade social, de forma a auxiliá-las a colmatar as principais necessidades e a ultrapassar alguns obstáculos com que se deparam no seu quotidiano», conclui a autarquia.

Já em Portimão, o Dia Internacional do Voluntariado foi celebrado este domingo, 5 de Dezembro, no auditório do Museu, com a homenagem a um conjunto de associações e pessoas que se têm distinguido pelo seu trabalho comunitário no âmbito da Covid-19.

Durante a cerimónia, foram também anunciados os vencedores da terceira edição do Prémio Municipal do Voluntariado, que distinguiu os projetos “SER na Demência” (vencedor na categoria coletiva) e Jardim Sensorial” (vencedor na categoria singular), contemplados com 6.500 euros cada.

O júri decidiu ainda atribuir menções honrosas às candidaturas “Horticultura Terapêutica”, da Santa Casa da Misericórdia de Alvor (categoria coletiva), e “Doar a Arte”, de Rita Paula Nunes Ricardo (categoria singular).

Este prémio foi criado em Dezembro de 2018 para «distinguir projetos nas áreas da solidariedade, saúde, ambiente, economia social, educação e formação, que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, idosos, cidadãos portadores de deficiência ou outras pessoas em situação vulnerável», diz a autarquia de Portimão.

 

Testemunhos de voluntários – Foto: Filipe da Palma | Câmara Municipal de Portimão

 

João Lagartinho, dirigente do Agrupamento de Portimão do Corpo Nacional de Escutas, Manuela Santos, presidente de direção da Cáritas Paroquial de Nª Srª da Conceição – Matriz de Portimão e a jovem Sara Bruins subiram ao palco para partilharem um pouco da sua experiência enquanto voluntários.

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, durante a sua intervenção na cerimónia, afirmou que «a solidariedade e o voluntariado são imprescindíveis e insubstituíveis, pois se não tivéssemos esta rede de voluntários e associações, dificilmente seríamos capazes de dar resposta às necessidades, e não só nestes tempos de pandemia».

«Sinto, por isso, um enorme orgulho naquilo que todos os dias é dado por estas pessoas aos outros, orgulho esse que deve ser extensivo a Portimão porque significa que vivemos numa sociedade onde a solidariedade não é apenas uma palavra oca e bonita, mas traduz-se em atos», confessou a autarca.

Segundo a presidente da Câmara, «o que mais me preocupa neste momento não são as pessoas que já integram o sistema, mas sim a pobreza envergonhada, aqueles que estão a passar mal, mas como eram de uma classe média sentem vergonha de se dirigir aos locais onde lhes possam abastecer com os alimentos, roupas ou os medicamentos de que carecem».

«Devemos estar despertos para este problema, que pode existir ao nosso lado, sem que demos conta: eu quero “fome zero” em Portimão e quando me dizem que há pessoas a passar mal, preciso de saber quem são porque não há necessidade neste momento disso se verificar, já que a situação financeira da autarquia, felizmente, permite fornecer alimentos e medicamentos a quem carece».

 

Vencedores e Menções Honrosas do Prémio Municipal de Voluntariado – Foto: Filipe da Palma | Câmara Municipal de Portimão

 

Nesta cerimónia foi destacado «o importante trabalho em rede e a resposta integrada dada por várias entidades e voluntários no apoio à comunidade local durante a atual pandemia», explica a autarquia portimonense.

Na cerimónia foram homenageadas a Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Portimão, ADRA – Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, ACRA – Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º de Dezembro, Associação Flor Amiga e a GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes.

O MAPS – Movimento e Apoio à Problemática da Sida, Associação para o Planeamento da Família – Projeto Rio, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portimão, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento N.º 159 – Portimão e Corpo Nacional de Escutas Agrupamento N.º 685 – Alvor, foram outras das entidades que foram homenageadas.

Nesta atividade também se distinguiram alguns voluntários, a título pessoal, sendo eles Sara Bruins, Miguel Andrade, Marisa Guerreiro, João Sobral, João Gouveia, Catarina Menezes, Tynara Nascente, José Brito, Aleida Monteiro, Sónia Baiona, Diogo Diniz, Custódia Entradas e Arnaldo Silveira.

Para a mobilização dos voluntários, em nome individual, «em muito contribuiu a plataforma Voluntariado Portimão, lançada há cerca de seis meses pela Câmara Municipal, que desta forma disponibilizou um ponto de encontro entre aqueles que desejam colocar o seu tempo livre e competências em prol de projetos comunitários e as entidades locais que procuram o apoio de voluntários».

Esta ferramenta reúne todas as instituições promotoras de voluntariado em Portimão, divulgando o seu trabalho junto de potenciais voluntários, que assim se poderão inscrever na bolsa gerida pelos competentes serviços autárquicos.

Foto: Filipe da Palma | Câmara Municipal de Portimão

 



Comentários

pub