Lagos lamenta morte de José Maria Pedrosa e de Conceição Correia

Foram aprovados votos de pesar em Reunião de Câmara

A Câmara de Lagos aprovou votos de pesar pela morte de José Maria Pedrosa, fundador do Grupo Coral de Lagos e da sua escola de música, e de Conceição Correia, conhecida como D. Conceição, fundadora do Pão d’ Avó Maria.

Os dois votos de pesar foram aprovados na Reunião de Câmara de quarta-feira, onde também foi respeitado um minuto de silêncio.

José Maria Pedrosa D’ Abreu Cardoso, fundador do Grupo Coral de Lagos e da sua escola de música, programador artístico, critico musical, investigador e professor jubilado na Universidade de Coimbra, nasceu em Guimarães, viveu em várias cidades onde desenvolveu a sua atividade cívica e profissional,  e morreu no dia 9 de Dezembro, aos 79 anos de idade.

«Deixa como legado um intenso e profícuo trabalho de investigação, de divulgação e valorização da música e das ciências musicais, assim como de criação artística, demonstrado de forma elevada e inequívoca na nossa cidade, enquanto fundador do Grupo Coral de Lagos e, mais tarde, da sua escola de música», segundo a Câmara de Lagos.

O papel de José Maria Pedrosa na dinamização cultural do concelho «foi publicamente reconhecido pelo município, em outubro de 2016, que o homenageou atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro pelos serviços prestados no âmbito da promoção da cultura musical».

«Distinto investigador e académico, foi um pedagogo mas também um homem de ação, que não só difundiu o conhecimento, como teve uma participação cívica forte, formando estruturas artísticas e dedicando-se à criação e produção musical.

Lagos está grata pelo brilhantismo, motivação e energia criativa que José Maria Pedrosa desde cedo soube canalizar em prol da cultura e do desenvolvimento das comunidades onde esteve inserido», concluiu a autarquia.

 

 

Maria da Conceição Boto Duarte Correia, que além de empresária,  era «figura muito estimada em Odiáxere e por toda a comunidade lacobrigense», faleceu no sábado, dia 11 de Dezembro, aos 80 anos .

«Ao longo do seu percurso marcou a vida de muitas outras pessoas, ensinando catequese, acompanhando jovens no escutismo e fazendo pão e bolos, atividade a que se dedicava por prazer desde criança. Esse gosto e saber-fazer foi ganhando notoriedade, pela sua qualidade fiel à tradição, dando origem a uma sólida empresa de panificação, atualmente com vários estabelecimentos comerciais onde é feita a venda direta dos produtos», descreve a Câmara de Lagos.

«O crescimento do negócio não alterou a forma de estar da D.ª Conceição, que manteve sempre uma postura discreta e humilde, dedicada ao trabalho e pronta a ajudar quem mais precisasse, nomeadamente através de instituições de solidariedade social e iniciativas de caridade», acrescenta.

As «qualidades humanas e empreendedoras» de Maria da Conceição Correia foram publicamente reconhecidas pela Câmara Municipal através de um Louvor Público Municipal, que lhe foi atribuído no dia 27 de Outubro de 2007.

 

 

 



Comentários

pub