Lagos vai formar empresários e agentes do setor turístico

Programa pretende atingir 75 mil profissionais do setor a nível nacional

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

Lagos integra o programa “Formação + Próxima”, do Turismo de Portugal, que tem em vista «o desenvolvimento de competências e qualificações dos recursos humanos ligados ao setor turístico», anunciou a autarquia esta sexta-feira, 3 de Dezembro.

Este plano foi apresentado pelo Turismo de Portugal e desenvolvido nas Escolas de Hotelaria e Turismo, em parceria com as Câmaras Municipais, inserindo-se no Plano “Reativar o Turismo – Construir o Futuro”.

A formação a ser dada «será gratuita e dirigida a empresários e gestores, quadros intermédios e operacionais, em diversas áreas», com o intuito de «acrescentar valor ao tecido empresarial local, capacitando quem trabalha e se desenvolve nesta área», diz o município de Lagos.

Este programa pretende atingir 75 mil profissionais do setor a nível nacional, através de ações de formação com diferentes características (digital ou presencial) e durações, sempre adaptadas a cada necessidade.

O objetivo é descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades.

A cerimónia de assinatura do compromisso de integrar o programa “Formação + Próxima” teve lugar no passado dia 25 de Novembro, em Amarante, tendo a Câmara de Lagos estado representada pela vereadora Sara Coelho. A cerimónia contou também com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

A assinatura deste protocolo permitirá que o Turismo de Portugal, em parceria com cada autarquia, «elabore um diagnóstico de necessidades e crie um plano de formação para melhor responder às necessidades de cada território e setor, contribuindo para que a Câmara Municipal continue a fortalecer a aposta nos empresários locais do setor do turismo e a valorizar Lagos enquanto destino», conclui a autarquia.

 



Comentários

pub