Lagos: Igreja de Santa Maria recebe obras de conservação e manutenção exterior

Câmara de Lagos vai financiar obra com 62 mil euros

Elisabete Rodrigues|Foto de Arquivo

A Igreja de Santa Maria, em Lagos, vai receber obras de conservação e manutenção exterior, que serão feitas com o apoio da Câmara Municipal.

A autarquia lacobrigense aprovou, na última reunião de Câmara, o financiamento dos trabalhos, através de um subsídio de 62 mil euros que será atribuído à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Lagos.

A verba destina-se, segundo o Município de Lagos, «ao tratamento e pintura das paredes exteriores, de portas, janelas e ferragens», sendo esta uma «intervenção necessária para que este exemplar de arquitetura religiosa recupere a dignidade compatível com o seu valor patrimonial e o contexto urbano em que está inserido, na Praça do Infante, em pleno centro histórico da cidade».

 

Sobre a Igreja de Santa Maria

Em 1498 foi construída a Igreja da Misericórdia, à qual foi adossado posteriormente o hospital da mesma casa. Sofreu restauros e ampliações nos sécs. XVI e XVII, acabando por ser instituída igreja paroquial, dedicada a Santa Maria, aquando da destruição pelo terramoto de 1755 do antigo templo da paróquia.

Edifício de arquitetura neoclássica composto por nave única com três capelas colaterais e sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Com a frente voltada à Praça do Infante, apresenta uma composição simétrica, tendo como elementos centrais sobrepostos, a porta da entrada, a janela da sacada e um nicho para imagem. A simetria é reforçada pelas duas torres laterais, com campanários. O interior encontra-se enriquecido com retabulística da segunda metade do século 18.

 



Comentários

pub