Lagoa comemorou Dia Internacional da Cidade Educadora

Celebrações contaram com diversas atividades ao longo do mês de Novembro

Lagoa comemorou mais uma vez o Dia Internacional da Cidade Educadora, que se assinala no dia 30 de Novembro, com um mês de atividades que reforçaram «a importância da educação e do compromisso do concelho na promoção do bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social».

O programa foi desenvolvido com base no lema desta 6ª edição “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, de forma a «promover a igualdade de oportunidades entre todas as pessoas, a inclusão, a justiça social e o crescimento sustentável como garantia do equilíbrio territorial», refere a autarquia.

As comemorações iniciaram-se no dia 20 de Novembro, em Ferragudo, com o ciclo de conferências “Ferragudo 1520-2020: 500 anos a viver o Mar”, onde foi realizada uma visita guiada pelas ruas da freguesia e abordada a história paroquial por David Luna de Carvalho, Sérgio Ribeiro Pinto, Diogo Vivas e Ismael Medeiros.

As iniciativas, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, prolongaram-se durante Novembro, com a apresentação do Relatório de Índice de Sustentabilidade Municipal ao executivo, dirigentes, empresários e outros agentes locais, pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião, da Universidade Católica (CESOP).

Foi também assinalado o Dia da Floresta Autóctone, nas instalações Amorim Cork, com a entrega de resíduos de rolhas de cortiça, com a presença das turmas vencedoras do concurso de resíduos.

Decorreu ainda no Centro Cultural do Convento S. José, a cerimónia da entrega de Bandeiras Verdes, no âmbito do projeto Bandeira azul da Europa, «reconhecendo as escolas do concelho que apresentaram uma maior gestão de recursos ambientais no ano letivo transato», explica o município.

No dia 25 de Novembro teve lugar no Auditório Carlos do Carmo, o seminário regional “Caminhar pelos Direitos da Criança”, no âmbito do 32.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Também nesta data, a equipa para a Igualdade na Vida Local reuniu, com o objetivo de apresentar, discutir e aprovar o Diagnóstico e o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Lagoa 2021-2024.

 

 

De 26 a 27, realizou-se no Vale D´Oliveiras Quinta Resort & Spa, o 2º Congresso “Desporto para todos”, apresentado pela Associação Teia D´Impulsos, numa coorganização com o município e a parceria do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos.

Este congresso teve como principal objetivo «promover boas práticas, através da partilha de conhecimentos e experiências nas diversas modalidades desportivas», realça a Câmara de Lagoa.

Na noite do dia 27, decorreu o espetáculo comemorativo “Lagoa, cidade educadora: património e identidade”, que contou com momentos de dança, música, teatro, poesia, entre outras artes, «valorizando o que melhor se faz criativamente no concelho, em particular, e na região, em geral».

Nos dias 26 de Novembro e 3 de Dezembro decorreram sessões nas escolas do concelho, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos da Criança.

Estas sessões consistiram na leitura do livro de Luísa Ducla Soares, intitulado “Os Direitos das Crianças”, na visualização de um filme e, por fim, numa dinâmica de grupo, facilitando a reflexão dos mais novos sobre a importância dos seus direitos.

No dia 29 de Novembro, foi também comemorado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, através de uma palestra sobre este tema com testemunhos na primeira pessoa, denominada de “Recuso Ser Vítima”. «A palestra decorreu de forma dinâmica, através de momentos interativos e de teatro fórum por forma a desmistificar estereótipos relativos aos tipos de violência», realça o município.

A programação encerrou no dia 30 de Novembro com a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora 2021, através da formação acreditada no âmbito da realização do PEMEL – Plano Estratégico Municipal de Educação de Lagoa, que decorreu no período da manhã.

Neste dia decorreu ainda a Assembleia Digital de Jovens, no âmbito do projeto “My Polis nas escolas”, e contou com a apresentação de 14 propostas de estudantes dos agrupamentos de escolas Rio Arade e ESPAMOL ao executivo da Câmara Municipal.

No final do dia decorreu também a entrega dos prémios no âmbito do concurso literário das Escolas de Lagoa e do Concurso de Ilustração “Na Rota da Arte”, bem como a apresentação do livro “Barro Cru”, de Helena Tapadinhas.

O dia finalizou-se na Igreja Matriz de Lagoa, com a apresentação da Orquestra Barroca D´Aquém Mar & Ensemble Vocal, um projeto integrado no Festival de Música Antiga, organizado pela Associação Questão Repetida, em coprodução com a ARTIS XXI, apoiado pelos municípios de Lagoa e de Lagos e pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

 



Comentários

pub