Jamila Madeira volta a encabeçar lista algarvia do PS às Legislativas

Há dois independentes entre os candidatos

A atual deputada socialista Jamila Madeira, ex-secretária de Estado Adjunta e da Saúde, volta a encabeçar a lista do PS no Algarve às Eleições Legislativas, que se vão disputar a 30 de Janeiro próximo. A lista inclui alguns nomes novos em relação a 2019.

Tal como já tinha acontecido há três anos, Jamila Madeira, que é Secretária Internacional do PS, volta a ser a primeira candidata algarvia por proposta do próprio António Costa, secretário-geral dos socialistas.

A lista foi aprovada, com 90,24% dos votos, na Comissão Política Regional dos socialistas, que se realizou ontem à noite, e deverá ser ratificada pela Comissão Política Nacional, na próxima segunda-feira. Ao contrário do que aconteceu com o PSD, em que a lista final de candidatos aprovada a nível nacional foi muito diferente da sugerida a nível regional, entre os socialistas não são esperadas alterações na reunião nacional.

A seguir a Jamila, seguem-se Jorge Botelho (atual secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, ex-presidente da Câmara de Tavira, que assim sobe uma posição na lista) e Luís Graça (atual deputado, que era 5º em 2019 e sobe também uma posição).

Em 4º lugar, surge uma mulher, que se estreia em lugar elegível na lista dos candidatos a deputados do PS: trata-se de Isabel Guerreiro, advogada, presidente da Assembleia Municipal de Portimão e ex-vereadora da Câmara local.

Em 5º lugar, ainda teoricamente elegível, surge Francisco Oliveira (advogado e atual deputado), que era 7º na lista e ocupou as funções no Parlamento na legislatura que agora acabou devido às saídas, para outras funções, de José Apolinário e Jorge Botelho.

A lista do PS é completada, por esta ordem, por Tatiana Gouveia (Mulheres Socialistas), Sofia Belchior, Abel Matinhos, Célia Paz, Pedro Ornelas, Luís Guilhermino, Paula Couto, Luís Veríssimo e António Cabrita (presidente da AM de Olhão).

Do rol de candidatos socialistas, e comparando com a candidatura nas Legislativas de 2019, ficam de fora, desta vez, duas mulheres (Joaquina Matos e Ana Passos) e um homem (José Apolinário, presidente da CCDR Algarve).

 

Lista provisória:

1. Jamila Madeira (Loulé)
2. Jorge Botelho (Tavira)
3. Luís Graça (Faro)
4. Isabel Guerreiro (Portimão)
5. Francisco Oliveira (Albufeira)
6. Tatiana Gouveia (Faro – DFMS)
7. Sofia Belchior (Silves)
8. Abel Matinhos (Loulé – JS)
9. Célia Paz (VRSA)
10. Pedro Ornelas (São Brás)
11. Luís Guilhermino (Castro Marim)
12. Paula Couto (professora de Lagos – Independente)
13. Luís Veríssimo (Lagoa)
14. António Cabrita (advogado de Olhão – independente)

 

 



Comentários

pub