Faro vence Prémio Município do Ano Algarve com projeto que põe todos a mexer-se

O concurso visa destacar boas práticas dos municípios portugueses, nomeadamente pelos impactos no território, na economia e sociedade e na promoção da inclusão e sustentabilidade

O projeto “Faro Ativo” valeu à Câmara Municipal da capital algarvia o Prémio Município do Ano | Algarve 2021», no âmbito do concurso promovido pela plataforma UM-Cidades, da Universidade do Minho.

O concurso visa destacar boas práticas dos municípios portugueses, nomeadamente pelos impactos no território, na economia e sociedade e na promoção da inclusão e sustentabilidade.

De entre um total de onze distinções a nível nacional (nove delas regionais), Faro saiu vencedor na categoria do Município do Ano Algarve 2021 com a iniciativa “Faro Ativo”, que, segundo explica a autarquia, «marca tradicionalmente o arranque do ano desportivo no concelho, constituindo-se como uma montra, por excelência, da oferta pública e privada de serviços disponíveis na área do desporto».

Na edição de 2021, esta iniciativa foi organizada com mais de 50 entidades associativas e empresariais, parceiros fundamentais para o sucesso da iniciativa, possibilitando, a toda a população, a experimentação de inúmeras atividades e modalidades em várias instalações desportivas e de lazer do concelho.

Num contexto de fortes restrições sociais, a iniciativa pretendeu ainda contribuir para ajudar a debelar algumas das dificuldades económicas que os tecidos associativos e empresarial do concelho sentiram, procurando-se que a oferta desportiva existente chegasse ao conhecimento de um número mais alargado de pessoas.

Este ano, o Prémio principal foi atribuído à Câmara Municipal de Águeda, com o projeto “AgitÁgueda – Art Festival”, um evento que o presidente da autarquia diz ter transformado “completamente” a cidade e o concelho. Águeda venceu também na categoria Região Centro para municípios com mais de 20 mil habitantes.

A cerimónia de atribuição dos prémios decorreu no dia 2, no Funchal, concelho vencedor do principal galardão em 2019, com um projeto na área da mobilidade, designado “Funchal, Destino Acessível”.

O concelho de Santa Cruz, localizado na zona leste da ilha da Madeira, venceu na categoria regiões autónomas, com um projeto de eficiência energética na rede de iluminação pública.

Foram também atribuídos galardões a Monção, na categoria Região Norte com menos de 20 mil habitantes, com o projeto “Programa Monção Social”; Guimarães (Região Norte com mais de 20 mil habitantes), com o projeto “Bairro C”; e Valongo, na categoria Aérea Metropolitana do Porto, com o projeto “SEDL – partilha de experiências e casos de sucesso na democracia local”.

Arganil (Centro menos 20 mil habitantes) venceu com o projeto “Costurar Valores – Uma Experiência de Economia Circular”; Palmela (Aérea Metropolitana de Lisboa) ganhou com “Percursos de Vida Saudável — Um projeto de apoio à idade +”; Aljustrel (categoria Alentejo) recebeu o prémio à conta do projeto “Centro de Artes de Aljustrel – A resposta criativa à pandemia”; e Faro (Algarve) venceu com “Faro Ativo”.

Na categoria intermunicipal, o galardão foi atribuído ao “Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous”, uma iniciativa que envolve as autarquias de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, na Região Norte.

 

 
 



Comentários

pub