Faro vai ter “Cenas de Teatro”

Ciclo terá cinco espetáculos e cinco leituras teatrais até Julho, em diferentes espaços culturais de Faro

Foto: Cenas de Teatro

“Cenas de Teatro” é um ciclo de cinco espetáculos e cinco leituras teatrais, com direção artística de Neusa Dias, que se vai realizar em diferentes espaços culturais de Faro, entre Dezembro e Julho.

Este ciclo é «um trabalho sobre autores, textos e personagens de teatro. É querer difundir o prazer de pensar, falar, fazer e ver esta arte», diz a organização.

«É declarar o sentido poético do teatro como força que cultiva o pensamento complexo sobre a natureza do ser humano e o seu relacionamento com os outros e com o mundo, desafiando a ética dicotómica do humano que ergue muros, que cava abismos, que descarta vidas como mercadorias. Por que é preciso evitar que se acrescente demens (louco) à espécie Homo sapiens».

Dimítris Dimitriádis, Sófocles, Irmãos Presniakov, José Maria Vieira Mendes e Jean-Pierre Sarrazac são os cinco autores a partir dos quais se faz este ciclo, com espetáculos e leituras em cinco espaços culturais da cidade de Faro. São eles a Associação 289, a antiga Fábrica da Cerveja, a CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, a Biblioteca Municipal de Faro e o Club Farense.

“Morro como País”, a partir da peça de Dimitris Dimitriádis, é a primeira criação deste ciclo, estando prevista a estreia para dia 17 de Dezembro, às 21h30, na Associação 289, em Faro, com apresentação também no dia 18.

A respectiva leitura teatral, que antecede e prepara o público para a recepção dos espetáculos, terá lugar nos dias 9, 10 e 11 Dezembro, também na Associação 289.

«Escrito em 1978, quatro anos depois do fim da chamada “Ditadura dos Coronéis” (1967 – 1974), período na História da Grécia particularmente violento», o texto evoca «uma geração devastada pela guerra civil, corrupção política, barbárie física e moral, situando-se entre a ficção e o documentário. No entanto, não são as ações de uma ditadura (perseguição, interrogatório, prisão, tortura, fuzilamento) o grande problema que o texto coloca», explica a organização.

Os bilhetes têm o custo de seis euros, podendo ser adquiridos nos dias e local de apresentação (a partir das 20h00) ou reservados antecipadamente através do e-mail [email protected] ou da página de Facebook.

O ciclo “Cenas de Teatro” conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura, da Direção-Geral das Artes (DGARTES), do município farense e da Direção Regional da Cultura do Algarve.

 

Foto: Cenas de Teatro



Comentários

pub