Faro lidera rede europeia que quer “desbloquear” potencial das açoteias

Esta rede é financiada pelo programa Europa Criativa até 2024

Foto: Frederik Beyens

Faro lidera uma rede europeia – a European Creative Rooftop Network – que quer criar soluções «criativas para os desafios sociais, económicas e ambientais» para as açoteias (rooftops) das cidades.

Além de Faro, que até já organizou um festival nas suas açoteias, esta rede também inclui Amsterdão, Antuérpia, Barcelona, ​​Belfast, Chemnitz, Gotemburgo, Nicósia e Roterdão.

No dia 1 de Dezembro, as organizações parceiras reuniram-se em Antuérpia no topo do prédio do MAS, um rooftop acessível ao público.

As nove cidades parceiras diferem em termos de cultura, clima e planeamento urbano, mas procuram encontrar as suas semelhanças dentro da “paisagem urbana europeia de rooftops” e trocar conhecimentos sobre esse património partilhado.

«Em diversas áreas da Europa, milhares de quilómetros quadrados de espaço com enorme potencial estão subaproveitados e não são reconhecidos como um recurso urbano efetivo. Esta perceção junta organizações de nove cidades diferentes num esforço coletivo de desbloquear o potencial dos rooftops europeus», diz a Câmara de Faro.

A abordagem temática que a autarquia quer ter para as suas políticas das açoteias é «inspirada na forma como estas nos permitem observar a cidade de outra perspetiva e o poder de reimaginá-las de múltiplas formas, levando a três áreas diferentes de desenvolvimento: artes, comunidade e sustentabilidade», acrescenta.

O objetivo principal é que as açoteias de Faro se transformem em novos espaços públicos: locais de encontro verdes e sustentáveis ​​onde as comunidades possam prosperar.

«A ECRN assegura a inspiração internacional necessária para levar a cabo os projetos que Faro deseja, e, por outro lado, permite a partilha do conhecimento local do Município com congéneres europeus», diz a Câmara.

Esta rede é financiada pelo programa Europa Criativa até 2024.

 



Comentários

pub