Faro aprova orçamento de 56 milhões para 2022

Documento segue para aprovação na Assembleia Municipal

A Câmara de Faro aprovou esta segunda-feira, 29 de Novembro, um Orçamento Municipal de cerca de 56 milhões de euros para 2022. 

Este é um valor superior, em cerca de 5,5 milhões de euros, ao Orçamento deste ano. Segundo a autarquia farense, o documento, «depois de ultrapassados os anos de desequilíbrio financeiro, vem confirmar a tendência de crescimento, permitindo ir ao encontro das necessidades mais prementes das famílias e continuar a lançar novos investimentos, capazes de alavancar o desenvolvimento da cidade e do concelho».

Este orçamento, «num cenário em que os efeitos da pandemia não têm ainda um fim à vista», vai ao «encontro das novas responsabilidades que as autarquias assumiram nos últimos dois anos, sendo garante de condições de segurança, saúde pública e proteção civil, mas também protegendo e apoiando a economia das cidades nos momentos em que estas mais precisaram».

Algumas das obras previstas são a a intervenção da Avenida Mário Lyster Franco – um dos troços da designada 3.ª Circular (no valor de 2.559.900 euros), a empreitada de construção do Centro de Recolha Oficial (canil/ gatil – 1.003.390 euros), a remodelação da Mata do Liceu (1.102.497 euros), a requalificação da Alameda João de Deus (422.675 euros), bem como o Centro Cultural de Bordeira (1.468.215 euros).

Todas estas empreitadas tiveram «financiamento por empréstimo bancário, garantido em condições vantajosas», diz a autarquia.

Além destas, vão ainda avançar as obras da Escola EB1/ Jardim de Infância Afonso III (2.725.177 euros, também financiado por empréstimo), bem como a construção da nova Ponte para a Praia de Faro (da responsabilidade da Polis Litoral Ria Formosa, mas que implica um montante adicional do Município de 1 milhão de euros).

De acordo com a Câmara, 2022 também vai ser o ano em que serão lançadas obras de construção de habitação social no Montenegro, na Rua Ludovico Menezes, perto do Liceu, e nos Braciais.

«Outro investimento relevante para Faro é o projeto para implementação da Polícia Municipal, recentemente homologado, que se pretende concretizar no próximo ano, tal como o procedimento concursal para a videovigilância na cidade e a aposta no reforço do Corpo de Bombeiros Sapadores e na Proteção Civil Municipal», diz a autarquia.

Para Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, «a pandemia trouxe uma pressão acrescida sobre as autarquias, obrigadas a fazer face às lacunas do Estado central, em defesa das populações».

Neste contexto, o objetivo deste Orçamento é «continuar a cumprir com o equilíbrio financeiro e manter as taxas de execução da receita e na despesa na ordem dos 100%, procurando igualmente ultrapassar os desafios impostos pela transferência de competências em novas áreas, como a saúde e ação social».

«Apesar do cenário adverso e de incertezas, é tempo de encarar com confiança os desafios e dar garantias às nossas gentes». conclui Rogério Bacalhau.

Após ser aprovado em reunião de Câmara, o documento segue agora para votação em Assembleia Municipal.

 



Comentários

pub