Exposição fotográfica “Faro-Oeste” pode ser visitada no Museu Municipal até Janeiro

10ª edição do Festival Verão Azul terminou em Novembro, mas exposição estará patente até 23 de Janeiro

Foto: Pauliana Valente Pimentel

A 10ª edição do Festival Verão Azul terminou em Novembro, mas uma das iniciativas, a exposição de fotografia “Faro-Oeste“, de Pauliana Valente Pimentel, vê a sua data estendida e, assim, estará então patente nas Antigas Carpintarias do Museu Municipal de Faro, até 23 de Janeiro.

Inaugurada a 4 de Novembro, a exposição fotográfica “Faro-Oeste” «já mobilizou um vasto público para um novo e necessário olhar sobre as comunidades ciganas de Loulé e Faro», diz a Associação Cultural casaBranca.

Segundo o site do Festival Verão Azul, «em 2019, Pauliana Valente Pimentel começou a retratar algumas famílias ciganas algarvias, sobretudo na zona de Castro Marim e Vila Real de Santo António. O que a fascinou foi a forma como estas preservaram as suas tradições durante séculos, mantendo-se num registo nómada».

A intenção deste projeto foi «a de retratar estas comunidades, alargando o território para as zonas de Faro, Loulé e Boliqueime, nomeadamente os acampamentos – Cerro do BruxoHorta da AreiaAlto do Relógio e o Monte João Preto».

Este trabalho «pretende mostrar o dia a dia destas famílias», dando ênfase às suas tradições, com o intuito de «combater preconceitos e estereótipos racistas e xenófobos de que são constantemente alvo», explica.

A exposição de fotografia estará patente até ao dia 23 de Janeiro, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado e domingo, das 10h30 às 17h00.

 



Comentários

pub