Escola Secundária de Portimão convidou Porfírio Silva para sessão do “Parlamento dos Jovens”

Sessão teve lugar esta segunda-feira, dia 6 de Dezembro, e contou com cerca de 50 alunos

A Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, aderiu ao programa “Parlamento dos Jovens” , tendo tido, esta segunda-feira, 6 de Dezembro, uma sessão com o deputado Porfírio Silva como convidado. 

A sessão contou com cerca de 50 alunos, tendo abordado as “Fake news: o impacto da desinformação na democracia”, de Edmund Burke, a democracia deliberativa e, ainda, as particularidades da vida e dos debates parlamentares.

O programa “Parlamento dos Jovens” pretende «estimular a apresentação de listas de alunos que confrontam entre si argumentos e propõem medidas políticas, em debates que se realizam em cada escola, na região e, para as escolas vencedoras, na sessão nacional na Assembleia da República», diz o grupo de jovens integrantes nesta iniciativa.

O deputado socialista Porfírio Silva é doutorado e investigador em Filosofia da Ciência, colaborador no Instituto de Sistemas e Robótica e no Centro de Filosofia de Ciências da Universidade de Lisboa, «onde centrou a sua investigação mais recente no tema das sociedades artificiais e no papel social da inteligência artificial e dos robôs». Publicou também vários livros de filosofia, política e poesia.

No campo da política, é membro do Conselho Nacional de Educação, Secretário Nacional do Partido Socialista e deputado na Assembleia da República, onde é coordenador dos parlamentares socialistas na Comissão de Educação e Ciência.

Respondendo a um desafio dos alunos da escola, Porfírio Silva acedeu «a fazer uma declaração política encorajadora para a juventude, tornando-se, assim, o primeiro convidado a fazê-lo no “Our Speakers’ Corner”, recentemente inaugurado na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

É intenção dos alunos que «se continue esta “tradição”, quer os convidados sejam cientistas, escritores, músicos, artistas, padres, poetas ou de outra área qualquer», conclui o grupo de jovens.

Veja aqui o vídeo da intervenção do deputado:

 



Comentários

pub