Diferente-Mente, um espetáculo em Lagos e Lagoa dedicado a artistas com deficiência

Ambas as sessões começam às 19h00

Chama-se “Diferente-Mente” e é um espetáculo dedicado a artistas com deficiência com sessões marcados para o dia 14 de Janeiro, em Lagoa, e 15 do mesmo mês, em Lagos. 

A iniciativa é promovida pela Artis XXI e Questão Repetida.

O espetáculo Diferente-Mente levará ao palco do Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, e ao Auditório Duval Pestana, em Lagos, duas performances: “Ser Diferente-Mente” e “Viram a Ana?”.

«Diferente-Mente foi desenhado por artistas locais e prioriza a sua participação, contribuindo para a fixação de artistas na região, assumindo-se ainda como uma forma de promover atividades culturais durante a época de turismo sazonal média/baixa», explica a organização.

«O projeto pretende criar espaço para reflexão sobre de que forma a nossa sociedade, atenta e preocupada, olha a inclusão e de que forma esta se manifesta na comunidade artística. Diferente-Mente assinala ainda a estreia da D’Algibeira Companhia», acrescenta.

Já a performance “Viram a Ana?” baseia-se no livro homónimo de Susanna Matiangeli-Chiara Carrer.

Para Elsa Mathei, diretora executiva do espétaculo Diferente-Mente, «a criação deste projeto teve como objetivo fomentar a reflexão enquanto fazemos arte, movidos pela necessidade de alertar para a situação profissional dos artistas com deficiência e a urgência de criar experiências artísticas no seio da comunidade escolar inclusiva».

«Queremos também trazer as artes para nossas escolas públicas e permitir que os alunos com deficiência se expressem e beneficiem da alegria incomensurável que as artes podem proporcionar. Queremos colmatar a falta de oportunidades profissionais e de espaços de atuação acessíveis que são essenciais para promover a inclusão dos profissionais com deficiência nas artes cénicas», conclui.

Os bilhetes, que custam 3 euros, vão estar à venda aqui e podem ser feitas reservas para o [email protected].

Ambas as sessões começam às 19h00.

 



Comentários

pub