Comissão Municipal de Proteção Civil de Olhão reúne-se devido à situação de calamidade

Reunião decorreu esta sexta-feira, 3 de Dezembro

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Olhão reuniu na tarde desta sexta-feira, 3 de Dezembro, em sessão extraordinária e, das medidas em cima da mesa, «o destaque vai para a decisão de manter em funcionamento a subcomissão Covid-19, enquanto estrutura responsável pela recolha e tratamento da informação relativa à pandemia».

Durante a “situação de calamidade”, a subcomissão Covid-19 irá «reunir frequentemente, de forma a acompanhar de perto a evolução da situação no concelho», refere a autarquia de Olhão.

O motivo para a realização desta reunião centra-se na declaração de “situação de calamidade” para o território português, de 1 de Dezembro a 20 de Março, motivada pelo agravamento da situação epidemiológica da Covid-19.

A reunião contou com a presença de todas as entidades que compõem a Comissão, nomeadamente a vice-presidente da Câmara, Elsa Parreira, em representação do presidente, o vereador Ricardo Calé, responsável pelo pelouro da Saúde, o Delegado de Saúde do ACES Central, João Camacho, os presidentes das Juntas de Freguesia, bem como representantes dos Bombeiros Municipais e forças de segurança.

 

 

Esta declaração «implica a ativação automática de todos os planos de emergência de Proteção Civil, entre os quais os municipais, e a consequente implementação de medidas e ações de coordenação estratégica, em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus», diz a autarquia de Olhão

A situação de calamidade é aplicada quando, perante uma catástrofe ou acidente grave de previsível intensidade, o país se vê perante a necessidade de adotar medidas de caráter excecional destinadas a prevenir, reagir ou repor a normalidade das condições de vida.

Neste período, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Olhão apela aos olhanenses e às demais entidades «que cumpram o seu dever de colaboração, cumprindo as medidas definidas pelo Governo, nomeadamente o reforço da utilização de máscara, da testagem e do certificado digital, de modo a conter de forma eficaz o agravamento da situação epidemiológica e mitigar os seus efeitos».

O município apela ainda para que os olhanenses «mantenham o empenho na vacinação e reforcem a testagem, bem como as medidas de proteção sanitária, evitando, sempre que possível, ajuntamentos fora do contexto familiar, especialmente nesta época festiva que se avizinha».

 

 



Comentários

pub