Cinco municípios algarvios participam em projeto-piloto para integrar migrantes

A iniciativa contará com a presença de Cláudia Pereira, secretária de Estado para a Integração e as Migrações

Cláudia Pereira, secretária de Estado para a Integração e as Migrações

Albufeira, Loulé, Portimão, Silves e Tavira fazem parte do projeto-piloto “Integrar Valoriza”, dedicado a migrantes. Os protocolos entre as autarquias e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) serão assinados esta quarta-feira, 22 de Dezembro, a partir das 17h00, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro. 

A iniciativa contará com a presença de Cláudia Pereira, secretária de Estado para a Integração e as Migrações.

O projeto-piloto “integrar Valoriza” foi instituído, «tendo em vista garantir à população migrante uma resposta articulada e integrada dos Municípios com as várias áreas governativas e demais serviços públicos, fortalecendo sinergias que permitam alcançar novos patamares de integração», diz a CCDR/Algarve.

A Rede Integrar Valoriza permitirá uma abordagem transversal no acompanhamento de imigrantes, ao nível da habitação, do emprego, da documentação, da aprendizagem da língua portuguesa e da investigação aplicada, entre outras dimensões.

No Algarve, na última década, a população migrante cresceu, passando o seu peso no conjunto da população residente de 11,6% para 14,7%.

 



Comentários

pub