CDU manifesta preocupação com Orçamento Municipal em reunião com autarca de VRSA

Reunião com Álvaro Araújo decorreu na passada quinta-feira, 23 de Dezembro

Foto: Gonçalo Dourado | Sul Informação (Arquivo)

Uma delegação da CDU reuniu na passada quinta-feira, dia 23 de Dezembro, com Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA), tendo como assunto o Orçamento Municipal.

Segundo o partido, nesta reunião, a CDU «manifestou a sua preocupação e identificou alguns dos problemas aos quais deve ser dada resposta por parte da autarquia e cuja resolução deve ser vertida no próximo Orçamento Municipal.

Entre estes problemas identificados pelo partido está «a valorização dos direitos dos trabalhadores da autarquia, sendo necessária a eliminação das situações de precariedade e a aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade em toda a sua extensão», bem como «a necessidade de perceber qual vai ser o rumo da autarquia, em matéria de serviços que foram privatizados e contratos ruinosos que lesam o concelho como, por exemplo, o do estacionamento pago».

A CDU considera que «deverá existir uma política alternativa e devem ser tomadas opções que libertem o concelho das negociatas que foram construídas ao longo dos anos».

Outro dos aspectos realçado pelo partido na reunião está relacionado com as competências e os encargos que no próximo ano serão transferidos integralmente para a Câmara Municipal. «A CDU considera que tal opção «acarretará novos problemas quer para o funcionamento dos serviços públicos, quer para a própria autarquia. Uma Câmara como a de VRSA, que já hoje não consegue responder às suas obrigações, tenderá a confrontar-se com dificuldades acrescidas no futuro».

– Outros dos «problemas» apontados pela CDU prendem-se com «a necessidade de pôr fim à venda ao desbarato de património público e municipal» ou o «respeito pelos direitos dos trabalhadores, sem discriminações, e a valorização das suas condições de trabalho e das suas carreiras», algo que para o partido «são uma questão decisiva na gestão autárquica».

Também a «falta de pessoal em vários sectores, particularmente nos serviços operacionais e as más condições de higiene e segurança são alguns dos problemas que precisam ser resolvidos», a «necessidade de medidas que garantam o apoio ao movimento associativo e popular, bem como a promoção do desporto e da cultura deverá ser refletido no Orçamento» ou a «necessidade de uma política de investimento público em equipamentos e infraestruturas que não existem» são outros dos «problemas» apontados pelo partido.

 



Comentários

pub